quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Poucas piscinas influenciam os esportes aquáticos

31, agosto, 2025

A Paraíba possui atualmente poucas piscinas olímpicas e semiolímpicas para a prática dos esportes aquáticos. Além disso, existe uma concentração nas cidades de João Pessoa e Campina Grande, o que é um limitante para o nosso estado.

A situação ainda fica mais agravante quando percebemos que essas piscinas ficam em clubes ligados à classe média alta destas cidades. Clube dos Oficiais, Cabo Branco, APCEF e Vila Paraíba ficam nos bairros nobres da capital. O Campestre, AABB e SESI/PB, da mesma forma em Campina Grande. Ou seja, a prática da natação se restringe a nadadores que os pais conseguem bancar o esporte, pois nossos clubes são completamente amadores na cabeça e na administração do dinheiro e no planejamento.

Para se ter uma ideia, num levantamento rápido, os nossos principais nadadores medalhistas brasileiros, Giovana Campos, João Gabriel, Helena Scott e Tiffany Farias estudam em escolas privadas. Dayalo Xavier é uma exceção, todavia possui um pai desportista.

A falta de infraestrutura aquática da Paraíba e de educadores físicos com conhecimento sobre os esportes aquáticos, limitam nossos praticantes, e diminuem as nossas chances quando comparamos com estados mais populosos, como Bahia, Ceará e Pernambuco.

Infelizmente as cabeças dos nossos dirigentes são pequenas e pouco profissionais. A classe política prioriza outros assuntos, dificultando para todos os praticantes. Miguel Leal foi o primeiro a sair do país, e com certeza será o caminho de vários, porque aqui o amadorismo persiste. Infelizmente.

Copa Pacífico
Mais uma vez alguns atletas paraibanos juvenis são convocados para o Campeonato Sul-Americano que será realizado em Cochabamba, na Bolívia, entre 10 e 16 de outubro. Giovana Campos, João Gabriel e Levi Diniz integram a equipe Juvenil B (16 a 18 anos) do Brasil.

Jogos da Juventude
A natação da Paraíba deve ser destaque no próximo Jogos da Juventude, que será realizado na cidade de Brasília-DF, no mês de setembro. Giovana Campos, Levi Diniz, Willian Rabay, João Gabriel e Ana Clara Menezes são alguns dos destaques da nossa delegação, que tentarão finais e medalhas para o nosso Estado.