terça-feira, 19 de agosto de 2025

Praia de Tambaú

3, agosto, 2025

A praia de Tambaú, a mais icônica do litoral pessoense, reúne uma antiguidade indígena, uma transição como vila pesqueira, e uma contemporaneidade de forte vocação turística.
De origem tupi, Tambaú significa “rio das conchas”, lembrança da abundância de mariscos que cobria a faixa de areia no passado. A praia ainda exibe vestígios dessa fartura em recifes que abrigam moluscos e crustáceos.

Ela teve Santo Antônio como nome não indígena, em homenagem ao santo que segue como padroeiro local. A mudança de denominação nem apagou a reverência nem o vínculo com a tradição pesqueira

De água morna, como todas as suas vizinhas mais próximas ou mais afastadas, tem ainda faixa de areia clara, recifes que formam piscinas naturais, a poucos minutos de barco, e um calçadão largo. Tudo muito desfrutável.

Antes dos prédios altos e dos hotéis, o trecho era conhecido como Praia de Santo Antônio. No fim do século XIX havia, além das caiçaras e dos barcos de pescadores, e suas casas, sítios e currais de gado.
O cenário começou a mudar com a abertura da Avenida Epitácio Pessoa, nos anos 1950. A nova via acabou ligando o centro histórico, estimulando a extensão urbana da capital e sua consequente ocupação.

Leia mais:
https://paraondeir.blog/a-praia-de-tambau/