A natação da Paraíba agradece. Finalmente depois de dois anos de Pandemia, a Feap-PB – Federação de Esportes Aquáticos da Paraíba – está realizando neste fim de semana, o primeiro evento oficial de Ceap 2022, que é o Torneio Absoluto de Natação, que disponibilizou 82 provas, em três etapas no Parque Aquático da Villa Olímpica Parahyba.
O mais importante foi a presença de oito clubes e 223 atletas. Verifiquei como destaque a presença forte dos atletas de Campina Grande. Verificar o retorno do clube Campestre e AABB nas provas de natação é mais uma esperança para a natação, pois são clubes tradicionais e geram sempre novos talentos. Também vi com muita importância a volta do COPM-BM e AABB, com os coachs Leo Palmeira e Eriko Silva respectivamente.
Neste campeonato ficou claro a rivalidade entre a AcquaR1 e o Grêmio CIEF-PB no protagonismo do torneio. Provas importantes foram realizadas ao longo dia de ontem, na primeira etapa, como o duelo entre Kayan Negrão, da AcquaR1 e Levi Oliveira, do Grêmio CIEF-PB, na prova dos 1500m livre. Eles rivalizaram durante toda a prova, e no final Levi levou a melhor, mostrando que uma prova de fundo pode trazer emoção nas arquibancadas.
Além disso, os medalhistas brasileiros da Paraíba, Daniel Azevedo, Giovana Campos e Sofia Gomes se fizeram presentes no torneio. Todos ganhando suas provas, mas todos sempre de olho no ranking nacional. Importante refletir que isso é apenas o início da temporada e que os nadadores participaram da competição ainda na busca da melhor forma, pois as provas mais importantes acontecerão no futuro.
Desta forma, a Feap-PB acerta com a realização do torneio, colocando novamente disputas acirradas nas piscinas, rivalidades antigas e tentativa de quebra de recordes. Não podemos esquecer que as categorias mirim e petiz devem originar novos nadadores e por isso essa competição seja tão importante, pois esses mesmos atletas se identificam com os nadadores destaques da Paraíba, até porque num torneio absoluto todos nadam lado a lado, e sem preconceitos.
Muito bom
Um grande público esteve presente nas piscinas da Vila Olímpica Parahyba, acompanhando o Torneiro Absoluto de Natação. A natação da Paraíba volta a ter força regional e quem sabe alguns dos nossos clubes devem disputar palmo a palmo no Norte-Nordeste previsto para maio na cidade de Salvador – BA.
Mais etapas
Pelo tamanho do campeonato, o evento deveria ter sido realizado em 4 etapas. Isso tornaria o campeonato menos cansativo para todos os envolvidos. A junção do torneio absoluto junto com as categorias mirins e petiz deve ser revista pela Feap-PB. Essa análise deve ser realizada.