sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Refletir e olhar pra frente

11, agosto, 2024

Apesar do mau desempenho da natação brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris, não vejo o cenário de terra arrasada. Precisamos ser inteligentes e refletir que resultados satisfatórios, só acontecem com planejamento de médio e longo prazo. A natação é assim. Guilherme Costa, Maria Fernanda, Guilherme Caribé e Beatriz Dizotti fizeram o que estavam ao seu alcance.

Os revezamentos brasileiros sim, nadaram muito abaixo do esperado. E agora? Temos muita matéria prima de atletas e lenha pra queimar. 2028 é logo ali, mas 2032 poderemos fazer uma grande Olimpíada. É preciso entender que as gerações de nadadores nascidos em 2008 e 2009 são preciosos, e precisam ser lapidados.

Alguns deles fazem milagres com as condições de treinos e de vida pessoal e escolar. Seus resultados são absurdos e esse apoio precisa aparecer. Falo de Thaynara Lago, Paulo Marcelo, Manuela Astori, Pedro Medrado, Carolina Rodrigues, Joice Otero, Sophia Isidoro, Stefany Costa, Júlia Becker, Kauã Carvalho, Ana Júlia Amaral, Giovana Campos e João Gabriel.

O Troféu José Finkel vem aí nesta semana, e precisamos virar a página de Paris, olhando pra frente e valorizando quem precisa de apoio, incluindo treinadores e clubes. A CBDA precisa apoiar os clubes, já que esse é o modelo brasileiro, que precisa novamente ser repensado.

Repito: temos grandes nadadores espalhados, temos grandes treinadores precisando de apoio e essa equação precisa fechar com a união dos clubes e presidentes das federações. Temos potencial para virar essa página de 2024.

Troféu José Finkel

A nadadora Giovana Campos representará a natação paraibana no troféu José Finkel, na cidade de Florianópolis – SC entre os dias 13 e 17 de agosto. O campeonato será a seletiva do Campeonato Mundial em piscina curta que acontecerá em dezembro na Hungria. Boa sorte Giovana.

Seletiva dos Jogos da Juventude

Ontem, na Vila Parahyba, aconteceu a seletiva da natação escolar para os Jogos da Juventude. Os colégios Motiva e Pio X – Marista foram os principais destaque da competição, que foi organizada pela Sejel, com os competentes Ricardo Ambrósio e Zé Hugo.