quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Regulamento do campeonato paraibano (final)

15, dezembro, 2023

O critério para a classificação para fase final é o seguinte:

Na fase semifinal, em caso de empate em pontos entre os clubes na segunda fase, os critérios de desempate a indicar o clube vencedor dos confrontos serão aplicados nesta ordem:

1º) maior saldo de gols;

2º) cobrança de pênaltis, de acordo com os critérios adotados pela

International Board.

Terceira Fase –(Final)

Composta por 2 (dois) clubes distribuídos em um grupo que se enfrentarão em sistema eliminatório em jogos de ida e volta, com o clube de melhor campanha, na soma dos pontos da 1ª Fase Classificatória e 2ª Fase dentre os finalistas, tendo a única vantagem de realizar o segundo jogo como mandante para definir o campeão.

– Em caso de empate em pontos entre os clubes na terceira fase, os critérios de desempate a indicar o clube vencedor dos confrontos serão aplicados nesta ordem:

1º) maior saldo de gols;

2º) cobrança de pênaltis, de acordo com os critérios adotados pela

International Board. 6

Terceira Fase –(Final) Composta por 2 (dois) clubes distribuídos em um grupo que se enfrentarão em sistema eliminatório em jogos de ida e volta, com o clube de melhor campanha, na soma dos pontos da 1ª Fase Classificatória e 2ª Fase dentre os finalistas, tendo a única vantagem de realizar o segundo jogo como mandante para definir o campeão. – Em caso de empate em pontos entre os clubes na terceira fase, os critérios de desempate a indicar o clube vencedor dos confrontos serão aplicados nesta ordem: 1º) maior saldo de gols; 2º) cobrança de pênaltis, de acordo com os critérios adotados pela International Board.  

Os clubes campeão e vice-campeão terão vagas asseguradas no Campeonato Brasileiro da Série D de 2025, exceto se já estiverem garantidos em uma das quatro divisões nacionais do Campeonato Brasileiro. Nesse caso, a vaga no Brasileiro da Série D seguirá a classificação final do Campeonato Paraibano da 1ª Divisão 2024. Esta classificação Final da competição se dará da seguinte forma:

Os 04 (quatro) clubes classificados para a 2ª Fase da Competição (Semifinais) estarão posicionados de 1º ao 4º colocado geral do campeonato, e o terceiro colocado da competição será o clube (dentre os perdedores das semifinais) com mais pontos no somatório da 1ª Fase Classificatória e 2ª Fase. Em caso de empate em pontos entre os clubes nesta disputa, os critérios de desempate a indicar oclube vencedor do confronto serão aplicados nesta ordem:
1º) maior número de vitórias;
2º) maior saldo de gols;
3º) maior número de gols pró;
4°) menor número de cartões vermelhos recebidos;
5°) menor número de cartões amarelos recebidos;
6º) sorteio. Os clubes campeão e vice-campeão terão vagas asseguradas na Copa do Brasil de 2025, exceto se já obtido a vaga via outros certames.
O clube campeão terá vaga assegurada na Copa do Nordeste de 2025. Em havendo desistência por quaisquer dessas equipes no prazo do REC do Campeonato Brasileiro, ou até mesmo a liberação de mais vagas para as competições nacionais, a vaga pertencerá à equipe imediatamente melhor classificada e assim, sucessivamente, se o impasse persistir.
Art. 9º – Os dois últimos colocados da 1ª Fase serão rebaixados para a Segunda Divisão.