domingo, 5 de maio de 2024

Segue a pré-temporada da natação

22, janeiro, 2023

As cartas estão na mesa. A pré-temporada de natação continua em todos os clubes da Paraíba e em todas as categorias. Os técnicos quebram a cabeça para tirar a maior eficiência de seus atletas. Para isso, tentam construir programas de treinamento e condicionamento mais eficientes e individualizados, para seus atletas.

Um programa de condicionamento eficiente depende: conhecimento dos processos fisiológicos e capacidade de aplicar aquele conhecimento. As maneiras de se condicionar o corpo para o desempenho máximo depende de entre outros de dois princípios básicos de treinamento: especificidade e sobrecarga.

O treinamento verdadeiramente específico envolve todos os processos metabólicos que fornecem energia durante a competição. Cada um destes deve ser isolado e enfatizado, na prática, de maneira que resultem em seu melhoramento máximo. Assim, quando falamos de treino específico, devemos considerar mais que a simples natação no ritmo de competição.

O conceito de treinamento específico deve ser ampliado para incluir quaisquer ritmos e exercícios que possam ser usados para isolar e treinar as várias funções metabólicas que armazenam e liberam energia e que contribuem para o êxito do nadador em determinada distância.

Atingimos melhor certas adaptações musculares quando nadamos as repetições em velocidades superiores as usadas nas provas de competição, e alcançamos melhor outras adaptações musculares e circulatórias quando nadados repetições em velocidades inferiores as usadas nas provas de competição.

O treinamento é mais eficiente quando ele faz demandas verdadeiramente desafiadoras aos vários processos metabólicos restauradores de energia. Quando se sobrecarrega processos metabólicos específicos por vários dias, há uma sensação de esforço reduzido. Ela indica que ocorreram certas adaptações fisiológicas que aumentaram a capacidade de repor energia e eliminar resíduos, e também que o treinamento já não está mais na zona de sobrecarga. Se o treinamento prosseguir na mesma intensidade, ele apenas manterá o atual estado de condicionamento, sem melhorá-lo.

Para que haja melhora, é preciso aumentar o treinamento até que os processos metabólicos apropriados sejam novamente sobrecarregados. O número de possíveis planos de progressão é limitado apenas pela criatividade dos treinadores e nadadores. Dessa forma, cada treinador deve aproveitar o tempo da pré-temporada para planejar o melhor esforço para seu atleta.

Instituto dos Cegos

A piscina do Instituto dos Cegos de 25m deve ter sua estreia nessa semana. Nessa piscina deve ser iniciado um trabalho com os atletas paraolímpicos e com boa parte dos nadadores da Paraíba. Giovana Campos, Daniel Azevedo e João Gabriel são alguns dos atletas que treinarão naquele parque aquático.

FEAP
A Federação Paraibana de Desportos Aquáticos vem planejando as datas de competições de acordo com o planejamento das competições da CBDA. Segundo Antônio Meira Leal (Toinho), será um grande ano em 2023, onde a Paraíba sediará algumas competições regionais.