domingo, 5 de maio de 2024

Sinal amarelo ligado na natação paraibana

23, outubro, 2022

Na semana passada ocorreu o Festival CBDA Norte-Nordeste Mirim e Petiz – Troféu Kako Caminha 2022 – realizado no Parque Aquático Santos Dumont, na cidade de Recife – PE. Esse é o principal campeonato dos nadadores iniciantes entre 09 e 12 anos, e reuniu 324 atletas. E a Paraíba não foi bem. A FEAP e os clubes devem acender o sinal amarelo para essas categorias. O campeonato foi amplamente dominado pela AABB de Recife de forma esmagadora. O clube de Recife dominou a presença nos pódios conquistando mais de 100 medalhas.

E por que relato que temos que refletir sobre os resultados dos nadadores paraibanos? Nenhum nadador paraibano conquistou ouro na competição. É verdade que obtivemos algumas pratas e bronzes, mas esse foi o pior resultado dos últimos 10 anos dos clubes paraibanos. É preciso entender que os resultados da natação nunca acontecem em curto prazo. Se hoje temos equipes competitivas nas categorias infantil e juvenil é porque esses atletas se destacavam nos campeonatos mirim e petiz.

Talvez a pandemia tenha atingido essas categorias, no que tange a resultados de alto rendimento. Algo deve ser pensado e algo deve ser feito. Me lembro que o Clube dos Oficiais, liderado pelo técnico Léo Palmeira, revelava todos os anos em sequência grandes nadadores. Ocorreu um quebra nessa gestão do clube e só agora o COPM voltou a fazer um bom trabalho nas escolinhas e equipes de alto rendimento.

Talvez os clubes de Recife que possuem maiores volumes de nadadores tenham se saído melhor no pós pandemia na gestão dessa categoria. Não adianta tampar o sol com a peneira. O resultado não foi bom para os clubes e nadadores da Paraíba. Separar a categoria mirim e petiz dos campeonatos absolutos pode ser uma alternativa, incentivando a rivalidade dos nadadores diretamente nas provas.

Quem sabe, esse espirito competitivo não resgate o grande nadador Aderson Freire, atualmente petiz II, que sempre se destacou em outros Nortes-Nordestes. A saída do técnico Érico Silva dessa categoria também é outro ponto a ser observado. Bem, refletir é preciso, porque quando é pra comemorar, devemos comemorar, mas quando o resultado não vem, devemos falar menos e trabalhar mais.

Bolsa Esporte
A partir do dia 01.11.2022, o Bolsa Esporte voltará a ser pago para o bem dos nadadores de alta eficiência da Paraíba. Recurso importante para manter acesa a chama do brilho de nossos atletas. Os pais dos atletas comemoram os resultados, pois as despesas são grandes para os atletas de alto rendimento.

JEBs
Tudo pronto para o torneio de natação dos Jogos Escolares Brasileiros, de 12 a 14 anos, que acontecerá na UNIFA, na cidade do Rio de Janeiro-RJ. A CBDE – Confederação Brasileira de Desporto Escolar reservou três dias para as competições, 09 a 11 de novembro. No ano passado apenas Giovana Campos conseguiu trazer uma medalha para a Paraíba. Quem sabe, neste ano, mais atletas possam se destacar.

ERRAMOS. Na coluna de ontem, publicamos que não houve a conquista de medalhas de ouro pelos atletas da Paraíba no Troféu Kako Caminha. Nossa fonte falhou. Na realidade, a Villa Parahyba conquistou 07 medalhas de ouro, 10 de prata e 06 de bronze. Nossas desculpas. A atleta Raycca Marielly conquistou cinco das sete e Nycolas Kennedy duas das sete.

Em tempo, reafirmamos que mesmo com a conquista de medalhas, as categorias citadas precisam de mais incentivo, como já aconteceu num passado próximo, sempre na busca de melhoras resultados.