domingo, 5 de maio de 2024

Sonhar é preciso

16, outubro, 2022

Hoje resolvi sonhar. Hoje resolvi filosofar. Todos nós sabemos que o esporte, educa, socializa e afasta os jovens das drogas, ou seja, o esporte é um indutor de geração de saúde e de educação na sociedade. E como a natação pode mudar a sociedade? Imaginem se fossem construídas piscinas olímpicas e semiolímpicas na cidades polos da Paraíba. Além de João Pessoa e Campina Grande, imaginem Monteiro, Patos, Sousa, Cajazeiras, Itaporanga, São Bento, Princesa Isabel, Guarabira, Araruna e Mamanguape.

Pois bem, imaginem se o nosso estado fizesse um concurso público para contratação de professores de educação física para poderem trabalhar nessas cidades polos da Paraíba. Imaginem que a FEAP iria treinar e especializar todos esses professores de educação física e esses iriam se especializar na modalidade natação.

E se o governo do estado fizesse uma integração entre as escolas municipais e estaduais incentivando a prática da natação dentro do currículo escolar? E se as escolas motivassem seus alunos a praticarem a natação nessas piscinas com esses professores de educação física treinados? E se o governo federal colocasse como condicionante para recebimentos de auxílios e benefícios, a matrícula do filho em algum esporte, e quem sabe a natação.  

Se tudo isso convergisse, a natação iria mudar a nossa sociedade. Iria mudar a realidade da Paraíba. Teríamos muito mais chance gerar grandes atletas. Apareceria mais nadadores de alto rendimento, e a Paraíba que é hoje uma referência na natação do Norte-Nordeste, seria do Brasil, porque com o volume de nadadores praticando o esporte, sairia sim grandes talentos, pois o paraibano é raçudo por natureza.

Os Estados Unidos são realmente uma potência na natação mundial porque lá se pratica o esporte. Talento temos, mas o projetos precisam se integrar. O esporte de alto rendimento da Paraíba sempre teve sucesso quando as escolas participavam do movimento. O esporte está totalmente ligado a educação e se assim não for analisado, nadaremos contra a maré. A Paraíba pode e deve enxergar que podemos ser referência na natação, basta que o esporte e a educação sejam referência de mudança da sociedade em médio e longo prazo.

Ocorre que meus sonhos, se tiverem capricho e vontade, podem sim virar uma realidade. Ao longo dos meus 45 anos vivi e vivo o esporte com muito amor. Já vi talentos se perderem aqui na Paraíba, mas também já vi sucessos no esporte que ninguém acreditava. Vejo a natação como um esporte potencial de inclusão de crianças e jovens na sociedade.

Vejo um potencial de geração de empregos não só na educação física, mas também nos profissionais de nutrição, fisioterapia, psicologia, medicina etc. Sinceramente não vejo meus sonhos serem  tão difíceis, talvez porque vejo que os que o nadadores do Grêmio Vila Olímpica Parahyba e Cabo Branco AquaR1 fazem nas piscinas. Tiram literalmente leite de pedra, e só nos dão orgulho na natação brasileira.

Motiva

O colégio Motiva é um das poucas escolas que investiram na infraestrutura de piscinas, além de contratar professores e motivar seus alunos em suas escolinhas a prática da natação. Esse exemplo, precisa ser rapidamente seguido por outras escolas.

JEBs

A natação da Paraíba vai forte para o torneio de natação do JEBs, de 12 a 14 anos, no Rio de Janeiro. Giovana Campos, Sofia Gomes, Jamal Barroso e João Gabriel são alguns dos atletas que estarão marcando presença. Esta edição também será a eliminatória do sul americano escolar.