A foto que ilustra a crônica memorial de hoje, melhorada e colorida por IA, mostra um flagrante da antiga Praça Comendador Felizardo, atual Praça João Pessoa, onde se vê, ainda, o conjunto jesuítico inteiro, conforme concluído.
Entre o atual Museu da História da Paraíba, que já foi Palácio da Redenção, e o antigo Lyceu Paraibano, depois Faculdade de Direito, é possível ver a vetusta Igreja da Conceição dos Militares.
Foi nesse templo católico que o Imperador Dom Pedro II e a Imperatriz Tereza Cristina assistiram à Missa do Galo, no Natal de 1859, numa histórica visita ao estado, que levou os monarcas à Várzea do Paraíba e a Mamanguape. A igreja, como se sabe, não existe mais. Dela, somente resta, nos dias de hoje, a torre à direita. Ela foi derrubada pelo presidente João Pessoa, em sua gestão, que durou de 1928 a 1930, resultando no jardim do palácio, em sacrifício da memória histórica da cidade.
A igreja foi construída pela Ordem dos Jesuítas, junto com o convento e o colégio. A primeira invocação do templo católico desaparecido foi a São Gonçalo, depois é que foi dedicado a Nossa Senhora da Conceição.
Com o fim do antigo templo, a devoção seguiu viva no Varadouro. Ergueu-se a atual Igreja de Nossa Senhora da Conceição na Rua São Miguel. Virou paróquia em 1963, tendo promovido festas tradicionais na região.
Para não perder a oportunidade, importante registrar, na foto, o antigo coreto na parte central da Praça João Pessoa, depois substituído pelo Altar da Pátria, inaugurado em 1933, em homenagem à figura de João Pessoa.
O coreto serviu de palco a memoráveis retretas com a banda da Força Pública ou a do Batalhão de Caçadores. Moças e rapazes aproveitavam para respirar ares mais sociáveis. Tem muita história preservada nesta foto. https://paraondeir.blog/historia-muita-nesta-foto/