Mudanças na natação de alto rendimento da Paraíba foram registradas no fim do ano passado. Quem diria, o técnico vencedor Stephano Vieira foi desligado e substituido do Team Cabo Branco – AcquaR1, por Eduardo Almeida, oriundo do Minas Tenis Clube. No esporte de forma geral, as vezes uma decisão assim, fixam cicatrizes e definem novos tempos para ambos os lados, de forma relativa.
Pois bem, num projeto de médio e longo prazo num esporte como a natação, os resultados positivos surgem por meio da convergencia de ações. Só que antes de tudo, existem dois pré requisitos: tem que existir atletas tecnicamente competitivos e um treinador para que esses resultados realmente saiam do papel.
Avaliando a natação paraibana, o Team ECCB-AcquaR1 sempre recebeu os melhores atletas da Paraiba, oriundos de excelentes clubes e treinadores formadores como Leo Palmeira, Mano Chianca, Martinho e Mazinho. Importante destacar que nos ultimos cinco anos, Bia Santos, Daniel Azevedo, Duda Raposo, Giovana Campos, Kayan Negrão e Julia Maria foram para esse esquadrão entregando muitas medalhas, trofeus e resultados muitas vezes supreendentes. Conversando com cada um, todos afirmaram com adimiração o porque da troca de clube. A ida dos atletas para esse time era exatamente por conta do treinador. E esse treiandor tinha um nome, Stephano Vieira.
Nessas idas e vindas da pré temporada, Stephano fechou um acordo com o Instituto dos Cegos da Paraíba e vai iniciar um traballho de natação com os deficientes visuais. Em contra partida, e com grande visão e sabedoria, a ONG abre espaços para a natação de alto rendimento. Dessa forma, boa parte dos principais nadadores da Paraíba devem acompanhar o treinador e seguí-lo nesse projeto, tamanha a confiança dos atletas neste profissional.
Sendo assim, o Team ECCB AcquaR1 que sempre recebeu os grandes nadadores da Paraíba, dessa vez perderá pelo menos 15 atletas e o Instituto dos Cegos da Paraíba que inicia os primeiros passos na natação, já deve nascer grande, pois os grandes campeões irão dessa vez treinar na piscina da Avenida Santa Catarina, no bairro dos Estados. Por isso, quem ganha é a natação da Paraíba, com mais um clube nas disputas regionais e nacionais, e porque não em disputas internacionais. Acredito no Projeto.
Projeto Campeões do Amanhã
O projeto ‘Campeões do Amanhã’, realizado pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), foi destaque no 2º Festival de Não Federados de Natação, realizado no fim do ano passado, no Clube Cabo Branco. A equipe da Prefeitura foi a 1ª colocada no quadro de medalhas.
De mudança
O fundista Kayan Negrão (juvenil II) está de malas prontras para morar em São Paulo. O nadador vai treinar no Corinthians e deve intesificar o ritmo de treino. Destaque nas provas de fundo no ano passado, o atleta também surpreendeu nas águas abertas. Boa sorte no novo projeto.