Nos dias 04 e 05 de junho, na piscina da Vila Olímpica Parahyba, no Bairro dos Estados, acontecerão os Jogos Escolares da Paraíba, modalidade natação. Este campeonato será a seletiva para os Jogos Escolares Brasileiros de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, que serão disputados no parque olímpico Maria Lenk, no Rio de Janeiro. Depois dos grandes resultados em Salvador, os nadadores paraibanos, mudarão o chip e representarão seus colégios nas piscinas.
Impulsionar as rivalidades entre as escolas, torcidas estudantis presentes nas arquibancadas e disputas entre os nadadores que muitas vezes treinam juntos em seus clubes fazem a adrenalina da competição ferver e com isso impulsiona para melhoria de tempos e performasse. Qual o colégio que não quer ser campeão dos jogos escolares? Por isso, ter as melhores estruturas ajuda muito na obtenção dos resultados. Os colégios Motiva e Pio X – Marista saem na frente dos outros, porque de forma correta investiram em Parques Aquáticos em suas instalações, além de possuírem bons treinadores.
Os técnicos de clubes sabem da importância dessa competição, pois ter um medalhista nos JEBs dar visibilidade de seus trabalhos. Claramente o torneio escolar da Paraíba tem em sua maioria os principais colégios particulares de João Pessoa, evidenciando as características do esporte e das classes sociais dos nadadores, com poucos atletas dessa modalidade oriundos da escola pública. Precisamos melhorar nesse aspecto, incluindo nadadores de escolas públicas na competição.
Os jogos escolares da Paraíba dão chance de vários nadadores testarem oficialmente algumas provas que não são nadadas em campeonatos organizados pela CBDA, até porque no torneio de 12 a 14 anos, várias provas não são oferecidas. Importante frisar que mesmo com decisões equivocadas do governo federal relativos ao bolsa atleta estudantil, os Jogos Escolares Brasileiros são considerados a maior competição do Brasil e com certeza uma explosão de talentos surgem nas piscinas. Os nadadores da Paraíba encaram como prioridade no planejamento de treinos esses jogos de forma correta, pois a visibilidade é muito grande. Sendo assim, o governo da Paraíba acerta com a realização dos Jogos Escolares, pois ter atletas no pódio no nível nacional aponta também os bons resultados e trabalhos dos clubes e colégios da Paraíba.
Show
A participação dos clubes da Paraíba no Troféu Sérgio Silva, em Salvador, evidenciou a mudança no mapa da natação do Norte-Nordeste. Quem dita o ritmo atualmente é a Paraíba. Parabéns aos atletas e técnicos. Foi um show no Parque Aquático da Praia de Pituba.
Em alta
A Paraíba obteve sete recordes no Troféu Sergio Silva. Dessa forma, além da obtenção dos ouros, os nomes dos atletas da Paraíba ficarão marcados nos registos do campeonato. Giovana Campos, Jamal Barros, João Gabriel, Ana Beatriz Serafim, Maria Heloyse, Ednaldo Neto e José Leandro deixaram seus nomes na história do campeonato.