Aconteceu entre 10 e 12 de outubro, na Arena Aquática Salvador – BA, o Troféu Pedro Nícolas, ou seja, o Norte Nordeste mirim e petiz. Todos os técnicos do Brasil sabem que a natação competitiva começa exatamente nesta fase, ou seja, entre 9 e 12 anos. Os clubes destaques da Paraiba foram Vila Parahyba e SESI-PB.
Individualmente Helena Scott e Lara Vilarim se apresentaram com performance e tempos de gente grande, e prometem seguir liderando a natação da Paraíba por um bom tempo. Além disso, também destaco Nycolas Kennedy, Isabela Yogui, Heloisa Dantas, Arthur Azevedo, Larissa Vidal e Anne Beatriz.
É importante comentar que os trabalhos dos professores Lúcio e Dimas são consistentes, e consequentemente vão garantir um legado nos próximos anos para a natação da Paraíba. Especificamente, Larissa Vidal treina na equipe de alta performance do Coach Stephano Vieira e já colhe resultados importantes na geração Petiz II.
Importante refletir que a natação de base da Paraíba vem acontecendo também na cidade de Campina Grande, dando consistência neste legado futuro. Vejo todos esses atletas com potenciais técnicos importantes para enfrentar os brasileiros que estão por vir. Parabéns a FEAP, clubes, treinadores e atletas.
Positivo
Helena Scott (Vila Parahyba) e Lara Vilarim (SESI-PB) saem gigantes do Pedro Nícolas. As duas com potencial nos nados livre e borboleta. Tanto Helena como Lara, vem obtendo resultados importantes em nível de Norte-Nordeste, e por isso será necessário um olhar maior da FEAP e dos clubes, pois potencial as duas já mostraram que tem.
Negativo
O clube AcquaR1/Cabo Branco não conseguiu revelar ninguém no Pedro Nícolas 2024, mesmo com a estrutura física que tem e com a quantidade de escolinhas que possui. O clube que já teve Daniel Azevedo, Duda Raposo, Bia Santos e Giovana Campos, hoje não tem conseguido revelar novos nadadores. É preciso refletir, para poder melhorar.