quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Saúde 10, novembro, 2021

Covid-19: em JP, Queiroga garante que não haverá obrigatoriedade de vacinação

thumb

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga afirmou, durante visita em João Pessoa nesta quarta-feira (10), que o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) não vai decretar obrigatoriedade de vacinação contra a Covid-19. O chefe da pasta acredita que a população irá aderir à imunização e seguir as recomendações para evitar uma terceira onda da doença no país. Ele também espera que o uso de máscaras seja liberado até o Natal.

“É um desafio e será conseguido com a nossa palavra, não na base da obrigação e da imposição. Nós esclarecemos os indivíduos e, com isso, vamos conseguir a adesão da população brasileira para prevenir uma terceira onda”, comentou.

A equipe do Governo Federal chegou na capital paraibana para participar da oficina do Ministério da Saúde sobre o programa Previne Brasil.

Queiroga destacou o avanço da imunização e lembrou que hoje foi iniciada a aplicação da dose de reforço nos idosos “que tomaram uma vacina no início da campanha, com menor efetividade”, sem citar a CoronaVac, vacina produzida pelo Instituto Butantan.

O ministro da Saúde ainda ressaltou que “em nenhum momento podemos abrir mão dessa grande força-tarefa de combate à pandemia de Covid-19”.

Previne Brasil

O programa Previne Brasil é um novo modelo de financiamento que altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

À tarde, a partir das 15h, a agenda do ministro segue com a visita e desenlace da fita inaugural da Unidade de Saúde da Família (USF) Alto do Céu Integrada, em Mandacaru. Na ocasião, será realizado o lançamento da campanha da Atenção Primária à Saúde.

Fonte: Paraíba Já