sexta-feira, 29 de março de 2024
Geral 5, maio, 2022

Defesa Civil mantém equipes de prontidão após aviso do Inmet de perigo potencial de chuvas intensas

thumb

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa (Compdec/JP) mantém equipes de prontidão após aviso de perigo potencial de chuvas intensas emitido às 10h30 desta quinta-feira (5), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), e válido até as 10h desta sexta-feira (6).

De acordo com o aviso do Inmet, podem ocorrer chuvas entre 20 a 30 milímetros por hora (mm/h) ou até 50 mm/dia, ventos de 40 a 60 quilômetros por hora (km/h) com baixo risco de corte de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, o maior volume de chuvas registrado nas últimas 12 horas (até o meio-dia) foi no Altiplano, com 39,6 milímetros (mm,) seguido de Manaíra, com 37,4 mm e Tambauzinho, com 26,8 mm. “O alerta do Inmet diz que pode chover até 50 mm em 24 horas, mas no bairro de Manaíra choveu quase 40 mm em uma hora, por isso nossas equipes estão nas ruas, trabalhando para minimizar os possíveis transtornos para a população”, afirmou.

“Até o presente estamos suportando bem. O nível dos rios subiu, mas sem afetar moradias. Aliás, nem chegou a atingir as ruas. Sem sombra de dúvidas, nosso trabalho de desassoreamento do Rio Mandacaru está contribuindo para que não tenha registro de alagamento nas comunidades ribeirinhas”, ressaltou ainda Kelson Chaves.

Em caso de ocorrência – O coordenador da Defesa Civil disse que a tendência é continuar chovendo e que o volume de chuvas registrado na Capital deve mudar ao longo do dia. Em caso de ocorrência, a população deve acionar a Defesa Civil pelos números 0800-285-9020 ou 98831-6885.

Atuação – A Defesa Civil Municipal está presente em todas as ações de proteção e assistência às comunidades, especialmente nos períodos de maior intensidade de chuvas, além de realizar visitas e vistorias periódicas nos locais de risco que monitora.

Fonte: SECOM/JP

Foto: SECOM/JP