sábado, 24 de fevereiro de 2024
Política 11, outubro, 2023

Delegação visita parque industrial de empresa farmacêutica que irá se instalar na Paraíba 

thumb

m missão oficial na China, a delegação paraibana liderada pelo vice-governador Lucas Ribeiro realizou, nesta terça-feira (10), uma visita técnica ao Parque Industrial da Tonghua Dongbao Pharmaceutical, localizado na província de Jilin, nordeste do país. A empresa, cuja instalação na Paraíba foi anunciada recentemente pelo governador João Azevêdo, se prepara para ser uma grande parceira na área farmacêutica no estado.  

Durante a visita, a delegação teve a oportunidade de conhecer o laboratório da empresa, um espaço dedicado a estudos e pesquisas avançadas. Além disso, puderam acompanhar a linha de produção de medicamentos e insumos. O grupo também participou de uma reunião com executivos da Dongbao, com o objetivo de fortalecer as relações bilaterais entre o Governo da Paraíba e a empresa asiática.

Acompanhando o vice-governador estavam o secretário de Saúde, Jhony Bezerra, o presidente do Laboratório Industrial Farmacêutico do Estado da Paraíba (Lifesa), Luciano Piquet, e a diretora industrial do órgão, Claudia Santana. Da parte da Dongbao, estavam presentes o Sr. Li Jiahong, presidente e gerente geral do Grupo Dongbao e o Sr. Leng Chunsheng, presidente e gerente geral da Tonghua Dongbao, dentre outros executivos da empresa.

O vice-governador avaliou de forma positiva a agenda e o potencial da parceria. “Uma visita muito importante, não só para atestar a qualidade e capacidade técnica da Dongbao, mas também para fortalecer a parceria que estamos construindo. Tenho certeza que será uma colaboração muito proveitosa, garantindo avanços na nossa indústria farmacêutica, beneficiando diretamente a saúde dos paraibanos e contribuindo para o desenvolvimento econômico do estado”.

Já o secretário de Saúde, Jhony Bezerra, afirmou que a instalação dessa empresa na Paraíba é um passo importante para ampliar a oferta do medicamento ao público brasileiro. “Dadas as dificuldades que temos enfrentado para suprir a demanda nacional por insulina, a instalação da Dongbao na Paraíba é um passo estratégico. Teremos a chance de garantir um abastecimento mais eficaz, com preço reduzido, e ao mesmo tempo, potencializar nossa capacidade produtiva no setor, a partir da transferência de tecnologia”, afirmou.

Por sua vez, o Sr. Li Jiahong, presidente e gerente geral do Grupo Dongbao, demonstrou entusiasmo com a colaboração. “Nossa empresa sempre buscou excelência e inovação. Acredito que esta parceria com a Paraíba trará benefícios mútuos. É um estado muito bem localizado, muito importante e que tem diferenciais para que esse investimento aconteça”, afirmou.

A instalação da Tonghua Dongbao Pharmaceutical na Paraíba ocorrerá em parceria com o Laboratório Industrial Farmacêutico do Estado da Paraíba (Lifesa). Sobre esse processo, Luciano Piquet, presidente do órgão, declarou: “Estamos empenhados em garantir uma integração eficiente e bem-sucedida entre a Dongbao e as estruturas do Lifesa. Todo o processo será conduzido com rigor técnico, visando o fortalecimento do nosso setor farmacêutico e a consequente geração de benefícios para a população paraibana”.

Fundada em 1985, a Tonghua Dongbao Pharmaceutical se destaca como líder no segmento farmacêutico na China, contando com mais de 3.200 funcionários em seu parque industrial. Especializada na pesquisa, desenvolvimento e fabricação de produtos biofarmacêuticos, a empresa tem foco principal na produção de insulina, principal medicamento para o controle da diabetes

Fonte – SECOM-PB