quarta-feira, 22 de maio de 2024
Educação 28, setembro, 2023

Desafio Nota 1000: Alunos vencedores do concurso de redação da SEE e Detran-PB recebem notebooks

thumb

Acerimônia de premiação dos 28 estudantes vencedores do Concurso de Redação “Desafio Nota 1000”, uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado da Educação (SEE) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), foi realizada na manhã desta quarta-feira (27), no Centro de Formação de Professores, em Mangabeira. A competição integrou as atividades em referência à Semana Nacional do Trânsito, que ocorreu de 18 a 25 de setembro. A parceria entre SEE-PB e Detran-PB promoveu ainda debates sobre o tema com mais de 27 mil estudantes de quase 500 escolas da Paraíba.

O Desafio Nota 1000 foi criado pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação, em 2020, com o objetivo de incentivar a produção de redações e o desenvolvimento dos estudantes da Rede Estadual, principalmente os que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Lançado no dia 28 de agosto, o concurso promovido pela SEE e Detran-PB desafiou os estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual a discorrer sobre o tema “Caminhos para a Promoção da Cultura de Paz e Direitos Humanos no Trânsito”. De mais de 6 mil redações enviadas, 28 alunos, sendo dois de cada Gerência Regional de Ensino da Paraíba, foram reconhecidos pelo mérito e qualidade de seus textos e premiados com um notebook cada.

A estudante Beatriz Dantas, da ECI Dr Trajano Pires da Nóbrega, em Condado, foi uma das alunas ganhadoras. Beatriz conta que estava precisando muito de um notebook e viu no desafio uma oportunidade de conquistar seu sonho. “Desde o início do ano eu planejava adquirir um notebook para auxiliar com os estudos, com o Enem. Tentei juntar esse dinheiro vendendo, mas no meio do ano eu tive o celular roubado. Quando foi anunciado o desafio, eu pensei ‘é a minha hora’. Além disso, com o treinamento, a gente começa a entender mais sobre os temas importantes da atualidade”, conta a estudante que optou por desenvolver na redação a ideia da implementação de uma carga horária voltada para uma condução de respeito e de uma campanha intensa de conscientização nas redes sociais.

A mesa de honra do evento contou com a presença do secretário de Estado da Educação, Roberto Souza; do superintendente do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), Isaías Gualberto; do vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra; da secretária Executiva de Administração, Logística e Suprimentos, Pollyanna Loreto; de Ariana Nogueira, coordenadora de Educação no Trânsito; do superintendente da Policia Rodoviária Federal (PRF), Pedro Ivo Nogueira; bem como da aluna premiada Helena de Macedo Santos, de Araruna, representante da 2ª Gerência Regional de Ensino. No local ainda estiveram presentes os gerentes regionais das 14 GREs, além de professores e cerca de 500 estudantes de escolas públicas da Paraíba.

Em sua fala, o secretário Roberto Sousa citou dados referentes à educação na Paraíba, ressaltou a relevância da parceria, destacando sua contribuição não apenas para o aprimoramento das habilidades de escrita dos jovens, mas também para a formação cidadã, e ainda parabenizou os professores pelo papel dentro da educação. “Esse evento é sobre vocês, sobre o trabalho que realizam a cada dia para que os estudantes desenvolvam as habilidades necessárias para a vida, e sabemos que isso vai refletir no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O desafio Nota 1000 nasce com o objetivo de qualificar as redações do Enem. Nós queremos que vocês concluam o Ensino Médio com todas as habilidades para construir qualquer tipo de texto, pois sabemos que formar bons leitores e autores é formar bons cidadãos”, afirmou.

O superintendente Isaías Gualberto também destacou a importância da parceria e a qualidade dos trabalhos apresentados. “É de fundamental importância a gente trabalhar esse tema, que é amplo, mas que começa com o respeito ao próximo. Parabenizo a todos e digo que o nível das redações é altíssimo. Parabenizo professores e coordenadores, bem como a gestão do Desafio. O nível intelectual foi altíssimo e isso mostra que a Educação da Paraíba está de parabéns e que não deixa a desejar em nenhum outro estado do país. Parabenizo os ganhadores e digo que o Detran sempre será parceiro no que diz respeito à educação”, finalizou.

Segue a lista dos 28 alunos premiados:

1ª GRE – João Pessoa – Anne Carolina Vieira Nascimento – ECI Lyceu Paraibano
1ª GRE – João Pessoa – Edryelle Larissa Cipriano Ferreira – EEEFM João José da Costa
2ª GRE – Araruna – Rafael do Nascimento Moreira – ECIT Benjamin Maranhão Araruna
2ª GRE – Araruna – Helena de Macedo Santos – ECIT Benjamin Maranhão Araruna
3ª GRE – Campina Grande – Sarah Beatriz Santos Andriola – EEEFM Sen Humberto Lucena
3ª GRE – Natuba – Ana Açucena Aguiar de Araújo – ECIT Francisco Albuquerque
4ª GRE – Picuí – Emilly Mirelly Martins Pereira ECI Prof. Lordão
4ª GRE – Picuí – João Victor da Silva Santos – ECI Prof. Lordão
5ª GRE – Caraúbas – Maria Carolina de Amorim Cassimiro – ECI Serveliano de F Castro
5ª GRE – Serra Branca – Cícero Leôncio Teixeira Neto – ECIT Inácio Antonino
6ª GRE – Teixeira – Nataline da Silva Marçal – ECIT Sebastião Guedes
6ª GRE – Teixeira – Gustavo José Elias Martins Oliveira – ECIT Sebastião Guedes
7ª GRE – Coremas – Amanda Garrido Cabral Catussatto – ECIT Nobel Vita
7ª GRE – Coremas – Abraão Vicente dos Santos – ECIT Nobel Vita
8ª GRE – Bom Sucesso – Evelly Raylane Ferreira de Oliveira – ECI Padre Aristides
8ª GRE – Jericó – Ana Vitória da Silva Medeiros – ECI Francisco Maia
9ª GRE – Cajazeiras – Ana Cinthia Dias de Lira – EEEFM Dom Moises Coelho
9ª GRE – Cajazeiras – Luis Felipe Soares Freire – ECIT Nicéa Claudino Pinheiro
10ª GRE – São Francisco – Milene Nascimento Lodi Gomes – ECI Dorgival Silveira
10ª GRE – São Francisco – Ana Karoliny de Sousa Silva – ECI Dorgival Silveira
11ª GRE – Princesa Isabel – Dádiva Beatriz Florentino Bezerra – ECI N. Sra. do Bom Conselho
11ª GRE – Princesa Isabel – Raickon Jehann Silva – ECI N. Sra. do Bom Conselho
12ª GRE – Pedras de Fogo – Layzza Christnny Rodrigues da Costa – ECIT João Úrsulo
12ª GRE – Pedras de Fogo – Evelyn Vitória de Souza Lima – ECIT João Úrsulo
13ª GRE – Condado – Beatriz Dantas Miguel – ECI Doutor T Pires da Nobrega
13ª GRE – Cajazeirinhas – Pedro Victor Almeida Rocha – ECI Maria Soledade Assis
14ª GRE – Mamanguape – Jamili Vitória Baraúna Freire – ECIT João da Mata Cavalcanti
14ª GRE – Mamanguape – Pedro Henrique de Lima Silva – ECI Rui Carneiro

Fonte – SECOM-PB