sábado, 22 de junho de 2024
Educação 17, agosto, 2023

ECIT de Cuité é semifinalista no prêmio Solve For Tomorrow da Samsung 

thumb

Com o projeto ‘Greentech: Cultivando o futuro – Uma alternativa para a agricultura sustentável em Cuité’, a Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, do município de Cuité, no Curimataú paraibano, está entre as 20 escolas semifinalistas da 10ª edição do Solve For Tomorrow, projeto da Samsung, no Brasil. A proposta elaborada pelos estudantes consiste na implementação de uma horta tecnológica e no desenvolvimento de um aplicativo de celular. A lista foi divulgada no site da empresa.

O projeto semifinalista tem a coordenação do professor de Biologia, João Paulo Silva com a parceria do professor Hilton Araújo e a participação dos estudantes da 2ª série do Curso de Informática, Ellen Andressa da Silva Costa, Iarley Riquelme Gomes Lima, Lívia Costa Marques Guedes e Giovanna Maria da Silva Marques.

A horta pensada pelo grupo aborda técnicas agrícolas sustentáveis, como o uso eficiente de recursos hídricos, o controle biológico de pragas e doenças, além da compostagem e a rotação de culturas. Serão utilizados sensores, sistemas de irrigação automatizados e controle de ambiente para otimizar o cultivo.

Já o aplicativo de celular terá alertas personalizados e fornecerá informações e orientações aos agricultores, auxiliando no planejamento, monitoramento e no manejo da horta.

Entre os resultados esperados do projeto estão o aumento da eficiência na produção, melhor qualidade dos cultivos, redução de desperdícios, preservação ambiental e melhoria do potencial produtivo e da qualidade de vida dos agricultores das comunidades da região de Cuité e também dos municípios vizinhos.

Para o professor João Paulo ser selecionado como semifinalista entre tantos projetos demonstra o esforço, dedicação e criatividade dos alunos. “Essa é uma prova concreta de que a interdisciplinaridade entre Biologia e Informática pode gerar resultados incríveis, principalmente quando se utiliza uma abordagem pedagógica de ensino por investigação. Nós, como educadores, estamos aqui para guiar e inspirar, mas são os alunos, os verdadeiros protagonistas que transformam os problemas propostos em ações e soluções reais, e inovadoras.

Solve for Tomorrow é uma iniciativa global de Cidadania Corporativa da Samsung e no Brasil é coordenado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Fonte – SECOM-PB