quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
Geral 23, janeiro, 2024

ESP-PB realiza provas para processos seletivos dos programas de residências 

thumb

AEscola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) realizou, neste domingo (21), as provas dos processos seletivos públicos da Comissão de Residência Médica (Coreme)/SES-PB para médicos residentes e da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu)/SES-PB para residências médicas, uni e multiprofissionais para o ano letivo de 2024. O processo seletivo, que contou com reforço na segurança e fiscalização, aconteceu sem nenhuma intercorrência e foi realizado nos períodos da manhã e tarde, nos municípios de João Pessoa e Cajazeiras.

Ao todo foram mais de 1800 candidatos inscritos para 83 vagas nas especialidades de Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Clínica Médica, Endoscopia Ginecológica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Emergência, Medicina Intensiva, Medicina Intensiva Pediátrica, Medicina de Família e Comunidade, Neonatologia, Neurologia, Ortopedia e Traumatologia e Pediatria e 40 vagas para Residências uni e multiprofissionais.

As provas foram aplicadas no Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB), em João Pessoa, e no Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM), em Cajazeiras.

De acordo com diretora geral da ESP-PB, Vanessa Meira, as provas tiveram início às 8h30, pela manhã, e às 14h no período da tarde. Os portões dos locais de prova foram fechados de acordo com o programado. “O programa de residências do Estado é voltado para profissionais de medicina e outras áreas da saúde, que irão se especializar em diversas áreas estratégicas. Para garantir a lisura desse processo, além da conferência dos documentos e certificado dos participantes, contamos com detectores de metais nas entradas dos banheiros, em cada uma das unidades. As provas foram elaboradas pela comissão e entregues lacradas nas salas de aplicação”, explicou a diretora.

Os candidatos foram orientados a chegarem com uma hora de antecedência aos locais de prova e elogiaram a condução de todo Processo Seletivo. Uma delas foi Júlia Melo, que soube do processo seletivo por recomendação de outros residentes que já participaram do programa: “Eu já rodei em vários hospitais do Estado da Paraíba, conversei com alguns residentes, eu gosto muito da parte de terapia intensiva e eles comentaram sobre a prova da SES. Eu espero que a prova esteja em um nível bom e que eu consiga passar”, expressou.

Os candidatos selecionados receberão bolsa no valor de R$ 4.106,09 mensais durante a duração dos Programas, que pode variar de dois a três anos, dependendo da especialidade escolhida. As atividades serão realizadas em unidades de saúde de diversas cidades da Paraíba, incluindo João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa.

Os gabaritos e todas as informações referentes ao Processo Seletivo já estão disponíveis no site da ESP-PB em: https://esp.pb.gov.br/paginas/editais .

Fonte – SECOM-PB