FestCine Taperoá terá oficinas e exibição de filmes em abril
Warning: Undefined variable $thumbnail_link in /home/boombr/public_html/wordpress/wp-content/themes/bnm2020/single.php on line 29
Taperoá, cidade a cerca de 250 Km de João Pessoa, e famosa por ser a ambientação natural da obra de Ariano Suassuna (Auto da Compadecida) e ter sido cenário também para a microssérie “A Pedra do Reino”, da Rede Globo, terá, em breve o seu Festival de Cinema.
O I FestCine Taperoá já tem data marcada e vai acontecer de 21 a 23 de abril de 2022. Será uma grande celebração em torno da sétima arte, com a realização de três Mostras de Cinema, sendo a Mostra Brasil, a Regional e a Local. No último dia do evento os vencedores das Mostras Competitivas serão agraciados com o Troféu Chã da Bala, Troféu Batalhão e Troféu Rainha do Cariri.
Além disso, o FestCine Taperoá terá oficinas, debates e uma intensa programação cultural e turística para quem visitar a cidade no período do evento. Serão realizadas oficinas de Documentário – que inclui roteiro, arte, edição e montagem – , fotografia, xilogravura e stencil. Uma exposição intitulada “Taperoenses em foco” também faz parte do evento.
“O FestCine Taperoá, realizado pela cineasta caririzeira Bebel Lelis, tem como objetivo trazer para o cenário taperoense produções de cinema regional e nacional a fim de realizar debates, exibições, premiações e oficinas”, informou a assessoria do Festival.
Para o secretário de Cultura de Taperoá, George Soares Vilar, o momento é de grande importância e expectativa para a realização do Festival. “É com grande expectativa que abraçamos e apoiamos esse projeto. Era um sonho antigo realizar uma exposição itinerante e um festival de cinema e agora encontramos a conjuntura adequada com a diminuição da pandemia. Esse evento vai dar visibilidade e fortalecer a identidade de Taperoá enquanto uma das rotas do cinema do Cariri”, destacou.
Taperoá. Foto: reprodução/internet
VALORIZAÇÃO DO ARTISTA LOCAL
A valorização do artista taperoaense é um dos pontos de destaque do Festival.
As oficinas serão alocadas nas escolas municipais, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura de Taperoá. Também teremos a oficina de Xilogravura com o artista local Arnilson Júnior e Stencil com o artista local Jones Oliveira sediada na base do projeto Os Sertões, que disponibilizará o espaço.
A cada noite de exibição itinerante haverá uma atração cultural e a exposição “Taperoaenses em Foco” sob curadoria de Felipe Sérvulo, composta de artistas locais e convidados.
Na última noite teremos uma premiação dos filmes da mostra competitiva que são: Troféu Chã da Bala, Troféu Batalhão e Troféu Rainha do Cariri. O Festcine Taperoá tem o incentivo da Cagepa, juntamente com a Secult PB, através da chamada pública Festivais de Audiovisual da Paraíba, ULT ( Universidade Leiga do Trabalho) e restaurante Castelo do Reino.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO Dia 21 (Manhã) 08:00 às 12:00 – Oficina: O que é documentário? Como criar um roteiro documental? (roteiro e arte para documentário) (Tarde) 13:00 às 17:00 – Oficina: Fotografia e Som para Documentário 18:00 às 22:00 – Exposição “Taperoenses em foco” (Noite) 18:00 – Abertura oficial 19:00 – Exibição das categorias da Mostra Brasil 22:00 – Programação social
Igreja Matriz Nossa Sra. da Conceição, em Taperoá. Foto: Reprodução Internet
Dia 22 (manhã) 09:00 às 11:00 – Debates dos filmes da Mostra Brasil (Tarde) 14:00 às 17:00 – Passeio turístico pela cidade de Taperoá com Guia Oficina: Xilogravura com Arnilson Júnior 18:00 às 22:00 – Exposição “Taperoenses em foco” (Noite) 19:00 – Exibição das categorias da Mostra Regional 22:00 – Programação social
Dia 23 (Manhã) 09:00 às 11:00 – Debates dos filmes da Mostra Regional Oficina: Edição e Montagem de documentário 9:00 às 11:00 Oficina Stencil (Tarde) 14:00 às 17:00 – Oficina: Edição e Montagem de documentário 18:00 às 22:00 – Exposição “Taperoenses em foco” (Noite) 19:00 – Exibição dos Filmes da Mostra local 20:30 – Premiações 21:30 – Encerramento oficial e Apresentação cultural da cidade 23:00 – Programação social