quinta-feira, 25 de julho de 2024
Educação 10, outubro, 2023

Fórum de Atualização Curricular da Educação Profissional e Tecnológica da PB terá bolsistas

thumb

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE/PB), por intermédio da Gerência Executiva de Educação Profissional (GEEP), está com inscrições abertas para o processo de Seleção Pública Simplificada de supervisores bolsistas para o Fórum de Atualização Curricular: Educação Profissional e Tecnológica da Paraíba (FAC-EPT/PB). O edital SEE-PB/ParaíbaTEC nº 025/2023 objetiva preencher 119 vagas e formar cadastro de reserva. Os interessados podem acessar o edital completo por meio do endereço eletrônico bit.ly/pbtec.

Os selecionados atuarão no projeto ParaíbaTEC e serão beneficiados com bolsa-auxílio. A seleção contemplará uma única etapa baseada na análise de currículo. Podem se candidatar às vagas tanto membros do magistério da Educação Básica e outros servidores ativos da Rede Pública Estadual de Educação Profissional quanto servidores públicos estaduais de cargos técnicos, desde que cumpram os requisitos estipulados no edital.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até 19 de outubro. O edital tem validade de um ano, com possibilidade de prorrogação. Os supervisores selecionados terão como atribuições contribuir com a coordenação geral do ParaibaTEC, executar atividades pedagógicas, supervisionar registros acadêmicos e elaborar relatórios semestrais, entre outras responsabilidades detalhadas no edital.

No ato da inscrição, os interessados precisarão anexar cópias digitalizadas dos documentos de identificação pessoal, comprovação acadêmica e comprovação de experiência profissional. Também devem estar atentos aos critérios e exigências para participação, bem como aos prazos estabelecidos para envio de frequências e demais responsabilidades descritas.

Sobre o programa – O ParaibaTEC, em colaboração com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), visa formar profissionais das redes públicas, expandindo a Educação Profissional e Tecnológica no estado. Já o FAC-EPT/PB tem por objetivo reunir professores da Rede Estadual da Paraíba por Eixos Tecnológicos e por seus respectivos Cursos Técnicos para desenvolver o processo de atualização dos cursos ofertados no estado.

O fórum terá início com a modulação de trilhas FIC (cursos de Formação Inicial e Continuada) — com equivalência a cursos técnicos — seguida pela discussão acerca dos novos cenários de mundo e, subsequentemente, no desenvolvimento e na atualização das competências e habilidades de cada curso técnico e de qualificação profissional. Em seguida, o material inicial passará por uma consulta pública para que sejam realizados ajustes. Depois dos ajustes, inicia a segunda etapa do Fórum: as construções das propostas avaliativas, a atualização das matrizes curriculares, a construção das ementas e, por fim, a elaboração de rubricas de avaliação.

Fonte – SECOM-PB