sábado, 2 de dezembro de 2023
Saúde 27, outubro, 2023

Funad ganha espaço para acolhimento das famílias de pessoas com autismo

thumb

OGoverno da Paraíba, por meio da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), vai entregar mais um espaço para aperfeiçoar o atendimento de pessoas com autismo, com foco nas famílias. A sala Te Acolher, que será um anexo da Coordenadoria de Atendimento à Pessoa Autista (Codei) e demais setores que atendem a esse público, será inaugurada na próxima quarta-feira (1º), às 9h, e marca mais um momento importante da gestão com a implantação de serviços de apoio aos usuários e suas famílias.

Considerando que o diagnóstico de TEA e a convivência com o transtorno pode ser uma significativa fonte de stress entre as famílias, a Funad percebeu a necessidade de ampliar o olhar cuidadoso a esse núcleo familiar, fortalecendo as ações junto a este público e garantindo um acolhimento ainda mais humanizado e terapêutico.

O projeto Te Acolher ganhou uma sala com toda a estrutura física adequada; um espaço seguro e próprio para diálogos, partilha de anseios, experiências e informações compartilhadas de interesse comum, desde as queixas até as vitórias de cada usuário, que podem servir de incentivo e exemplos positivos para as demais.

O serviço vai ser um braço do serviço de reabilitação. Enquanto os usuários passam pelos processos terapêuticos e atividades complementares, como esporte e arte, as famílias serão acompanhadas por uma vasta programação. O espaço será de escuta, acolhimento, compartilhamento de vivências com apoio permanente dos profissionais, entre eles, psicólogos, psicoterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e arte educadores.

“Além de ser um espaço de vivência e apoio emocional, será um lugar de resgate do potencial criativo dessas famílias, através da arteterapia, com cuidados pessoais, palestras e vivências coletivas, fortalecendo a dignidade  e qualidade de vida dessas famílias e dos usuários”, ressaltou a presidente da Funad, Simone Jordão.

Entre os serviços oferecidos pelo projeto Te Acolher, estão rodas de conversa, atenção com a saúde , com medição de glicemia e pressão arterial, embelezamento, cinema com pipoca, relaxamento, podologia, oficina de memória,  atividades de dança, música, artesanato e workshop. Também haverá momentos  entre famílias, usuários e reabilitadores, como forma de ampliar o processo terapêutico, fortalecer laços e assim reforçar o cuidado com esse público indo além das salas de atendimento.

Fonte – SECOM-PB