AFundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) deu início à implantação do programa de controle e tratamento do tabagismo nas dependências da Instituição, em especial na unidade de internação para jovens em cumprimento de medidas judiciais no Estado. A ação, coordenada pelo setor de Saúde da Fundac (Diretoria Técnica), conta com a parceria da Secretaria de Saúde de João Pessoa, por meio da Coordenação de Doenças não Transmissíveis (Dants).
Durante a capacitação inicial do programa sobre o Tratamento do Tabagismo, a Fundação reuniu diversos tipos de profissionais que compõem o quadro de servidores: psicólogos, assistentes sociais, agentes socioeducativos e enfermeiras, entre outros colaboradores, que serão os preceptores do programa dentro do sistema socioeducativo.
Na ocasião, os profissionais que vão atuar no controle do tabagismo tiveram a oportunidade de receber orientações para a implantação do programa na unidade de internação, aplicação da anamnese clínica, e realização da abordagem intensiva para o controle do tratamento e para o controle do tabagismo.
O presidente da Fundac, Flavio Moreira, acredita que a capacitação é uma forma de conscientizar os jovens sobre a dependência do tabagismo no intuito de erradicar o fumo nas dependências das unidades socioeducativas do Estado. “A ideia é que a formação não sirva apenas para o tratamento dos jovens, mas também de servidores que trabalham diretamente com a internação e acabam aguçando o desejo dos socioeducandos de continuar no vício do tabaco”, disse.
A formação inicial sobre o controle e tratamento do tabagismo foi conduzida pela psicóloga clínica Eliane Rafael (Policlínica Municipal de Jaguaribe) e pela coordenadora de Doenças não Transmissíveis da Secretaria de Saúde de João Pessoa, Denise Cunha. Participaram ainda da ação: o presidente da Fundac, Flavio Moreira; a diretora técnica Ziza Maia; e a coordenadora de Saúde Rossana Paiva.
Fonte – SECOM-PB