quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Saúde 27, julho, 2023

Fundação PB Saúde implanta setor de Farmácia Clínica no Hospital Edson Ramalho

thumb

OHospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), vem passando por várias mudanças, entre as quais está a criação do setor de Farmácia Clínica, que atuará juntamente com a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), sendo responsável por tarefas como análise das prescrições médicas, além de atuar no processo de conciliação de medicamentos hospitalares com os de uso domiciliar, orientando conforme sua eficiência e custo-benefício, de acordo com o quadro clínico de cada paciente. Ao mesmo tempo, a implantação do novo serviço contribui para a valorização dos profissionais que atuam na unidade hospitalar.

Para a coordenadora da farmácia clínica, Juliana Carreiro, a atuação do farmacêutico clínico traz uma melhor individualização no tratamento do paciente. “Ele estará participando ativamente das reuniões, visitas multidisciplinares e do acompanhamento de possíveis interações medicamentosas nas prescrições médicas, isso reflete na qualidade da assistência em saúde que é ofertada aos nossos usuários, contribuindo também para a eficácia do tratamento e garantido uma maior segurança”

Já o diretor geral Cícero Ludgero destacou o que representa este momento. “É um importante passo para a segurança do paciente por meio do uso racional dos medicamentos, assim como na prevenção de reações adversas e dos riscos das interações medicamentosas. É uma grande melhoria para o serviço, enaltecendo a função do farmacêutico no âmbito da multidisciplinaridade que o paciente necessita para obter sucesso no tratamento.”

Essa iniciativa da PB Saúde, em suas unidades gerenciadas, visa melhorar o atendimento e a experiência dos pacientes, promovendo um serviço mais completo, eficiente e seguro, pois o setor vai estar sempre atuando em colaboração com toda a equipe multiprofissional. Além disso, reforça o compromisso da Fundação em ampliar à assistência já ofertada no Hospital Edson Ramalho.

Fonte – SECOM-PB