sexta-feira, 1 de março de 2024
Política 27, novembro, 2023

Governo apresenta mapa de áreas com maior fonte solar na Paraíba

thumb

Com a presença do governador João Azevêdo, a Secretaria da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos apresentará, nesta segunda-feira (27), o Atlas Solarimétrico da Paraíba.

O Atlas Solarimétrico é uma ferramenta interativa que identifica as regiões mais promissoras da fonte de energia solar, por meio de busca e seleção no mapa georreferenciado e permite simulações de sistemas fotovoltaicos a partir de qualquer local de interesse selecionado.

Desse modo, vai auxiliar investidores, consultores, pesquisadores e profissionais da área no desenvolvimento de estudos e empreendimentos com base na fonte solar, e contribuir para consolidar a inserção da Paraíba nos cenários nacional e internacional de investimentos no setor fotovoltaico.

Também é possível consultar a infraestrutura disponível de subestações e linhas de transmissão, características de relevo, áreas de proteção ambiental, e outras informações, a fim de que seja conhecido o potencial energético viável dos pontos de vista técnico, econômico e socioambiental. 

O Atlas foi elaborado pelo Centro de Gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CGPDI) e desenvolvido a partir do modelo de transferência radiativa Brasil-SR, com a utilização de imagens de satélites e dados meteorológicos de 24 estações solarimétricas em superfície.

O investimento total no projeto foi de R$ 1,2 milhão com recursos próprios do Estado.

O evento terá início às 9h, no auditório do Sebrae, em João Pessoa. Após a apresentação, o atlas ficará disponível no Portal do Governo, na página da Secretaria de Recursos Hídricos: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-de-infraestrutura-e-dos-recursos-hidricos

Fonte – Blog Sony Lacerda