quinta-feira, 25 de julho de 2024
Educação 26, setembro, 2023

Governo da Paraíba destina 200 bolsas de iniciação científica a alunos egressos da rede pública

thumb

Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) divulgou, nesta segunda-feira (25), o resultado final do Edital para concessão de bolsas de iniciação científica para egressos da rede pública de ensino da Paraíba. O edital é uma iniciativa do Governo da Paraíba, realizada pela Fapesq em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), com recursos da ordem de R$ 1,680 milhão, oriundos do Tesouro Estadual. O resultado pode ser conferido no link https://fapesq.rpp.br/editais/editais-resultados/resultado-final-edital-07_2023-iniciacao-cientifica-para-egressos-da-rede-publica-de-ensino-fapesq_secties.pdf/view 

O edital tem como objetivos estimular estudantes do ensino superior às práticas de pesquisa científica, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento científico e a difusão da ciência; Introduzir e disseminar a pesquisa nos cursos de graduação, possibilitando maior articulação entre a graduação e a pós-graduação; estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes dos cursos de graduação nas atividades de iniciação científica; contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicam a atividades de pesquisa científica; contribuir para a formação científica de pessoas que se dedicarão a qualquer atividade profissional; e estimular a formação e a consolidação de grupos de pesquisa.

De acordo com o edital, serão concedidas 200 cotas de bolsas de iniciação científica às Instituições de Ensino Superior – IES públicas localizadas no estado da Paraíba, sendo 90 para a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), 50 para a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), 44 para a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e 16 para o Instituto Federal da Paraíba (IFPB). As cotas de bolsas são destinadas a estudantes egressos da rede pública da Paraíba regularmente matriculados em cursos de graduação, que estejam cursando até o penúltimo período do curso. O valor da bolsa é de R$ 700 mensais, com duração máxima de 12 meses.

A seleção dos bolsistas será feita pelas Pró-Reitorias de Graduação das Instituições de Ensino Superior do Estado. Para ser beneficiado com a bolsa o estudante precisa dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa, de acordo com plano de trabalho estabelecido com seu orientador; não ter bolsa em outro programa de mesma natureza ou similar; não acumular bolsas; Não estar matriculado no último período do curso. Possuir cadastro no SIGFAPESQ e inserir documentação pessoal (RG, CPF, Comprovante de Residência, Dados Bancários (Bradesco ou NEXT), Currículo Lattes, Declaração de Matrícula na Universidade, Histórico ou Declaração de conclusão do ensino médio.

Fonte – SECOM-PB