quarta-feira, 22 de maio de 2024
Educação 15, outubro, 2023

Governo realiza ‘Game da Aprovação’ para estudantes que vão fazer o Enem

thumb

Nos dias 5 e 12 de dezembro acontecem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com o objetivo de capacitar e preparar os estudantes das escolas estaduais, o Governo da Paraíba, por meio do programa Se Liga no Enem, da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), está realizando durante todo o mês diversas ações em formato virtual. As ações envolvem não apenas os inscritos no programa, mas também todos os estudantes da Paraíba. 

Desde o início de outubro, o Se Liga no Enem tem proporcionado um leque variado de atividades. Entre elas, destaca-se o Game da Aprovação 2023 que, até o dia 30, vai promover uma série de atividades e dinâmicas, criando uma competição saudável entre todas as salas e as Gerências Regionais de Ensino da Paraíba (GREs). As ações acontecem por meio do Google Classroom, Google Meet, YouTube e redes sociais de forma gamificada. O game deste ano aborda o tema “Pensando a Saúde Mental no Século XXI: Desafios e Perspectivas” sob a perspectiva do exame. 

game iniciou com o “Bingo – O Código da Aprovação” na terça-feira (10), no qual os estudantes foram desafiados a desvendar códigos por meio da aplicação de uma prova em formato de formulário, e segue com simulados modelados no formato Enem nos dias 16 e 23 para os mais de 5.500 alunos matriculados nas 14 salas do programa, distribuídas nas 14 gerências regionais. Lives interativas disponíveis para todo o público que vai fazer o exame também fazem parte da programação, incluindo o “Kahoot! Game” e “Se Liga na Matemática”, no dia 17, e o “Festival de Humanas e Linguagens”, no dia 21.

O cronograma de outubro ainda contempla outras atividades, como “O Enigma Matemático”, no dia 24, encontros interdisciplinares de revisão entre os dias 23 e 27 para os alunos inscritos no programa via Google Meet e, finalizando o mês, o “Live Festival de Natureza e Matemática”, no dia 28. As atividades se estendem para novembro, com foco nas revisões finais e comentários sobre os dias de prova. De 30 de outubro a 3 de novembro, haverá lives de revisão focadas em Humanas, Linguagens e Redação, e de 6 a 10 de novembro, o foco muda para Natureza e Matemática.

Após a realização das provas do Enem, o programa irá promover comentários ao vivo sobre os conteúdos abordados. No dia 6 de novembro, a equipe do Se Liga no Enem discutirá as questões de Humanas, Linguagens e Redação. E no dia 13, o debate será sobre as questões de Natureza e Matemática.

Para o coordenador pedagógico do Se Liga no Enem Paraíba, Haniel Lima, essa ampla gama de atividades demonstra o compromisso da Secretaria de Educação em fornecer ferramentas de estudo e preparação de qualidade para os estudantes paraibanos. “Essa iniciativa busca não apenas ajudar os estudantes a se prepararem para o Enem, mas também proporcionar uma compreensão mais aprofundada dos temas atuais e relevantes que podem ser abordados no exame”, afirma.

Se Liga no Enem – O programa foi lançado pelo Governo do Estado em 2019 e tem como objetivo auxiliar estudantes matriculados na 3ª série do Ensino Médio e egressos da Rede Estadual da Paraíba na preparação para o Enem.  Até o momento, já foram 45 mil estudantes beneficiados com o programa, dos quais quase 20 mil ingressaram nas universidades de todo país. Em 2022, 63% dos estudantes da rede pública estadual da Paraíba aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) participaram das atividades do programa, somando mais de 440 aprovações em primeiro lugar e 327 redações de excelência, com nota maior ou igual a 900 pontos. Nesta edição de 2023, foram oferecidas 12.600 vagas, distribuídas nas 14 GREs, para a modalidade remota. Atualmente, o programa tem mais de 5.500 estudantes ativos matriculados.

Confira o cronograma completo: 

Ações Se Liga no Enem Paraíba

Outubro

Game da Aprovação 2023 – De 10/10 até 30/10

O objetivo do Game é trabalhar de forma gamificada uma temática interdisciplinar de ampla importância social e pedagógica para o Enem, compreendendo os desafios e perspectivas da saúde mental no século XXI no contexto do Exame. 

Programação :

  • 10/10 – Bingo – O código da Aprovação
  • 16/10 e 23/10 – Simulado com questões e Redação no Modelo Enem
  • 17/10 – Live Kahoot! Game e Se Liga na Matemática (YouTube)
  • 21/10 – Live Festival de Humanas e Linguagens (YouTube)
  • 24/10 – O enigma matemático 
  • 23/10 a 27/10 – Encontros interdisciplinares de Revisão para os matriculados no Programa (Google Meet)
  • 28/10 – Live Festival de Natureza e Matemática (YouTube)

Novembro

  • 30/10 a 03/11 – Lives de Revisão Final: Humanas, Linguagens e Redação (YouTube)
  • 06/11 – Comentários do 1º dia do Enem: Humanas, Linguagens e Redação (YouTube)
  • 06/11 a 10/11 – Lives de Revisão Final: Natureza e Matemática (YouTube)
  • 13/11 – Comentários do 2º dia do Enem: Natureza e Matemática (YouTube)

Fonte – Secom-PB