sábado, 25 de maio de 2024
Saúde 29, outubro, 2023

Hemocentro inaugura nova unidade móvel com coleta externa de sangue

thumb

O Hemocentro da Paraíba participou, na quinta (26) e sexta-feira (27), das comemorações alusivas ao Dia do Servidor Público promovidas pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), no Centro Administrativo Estadual, no bairro de Jaguaribe em João Pessoa. Na ocasião, realizou coleta externa de sangue e o cadastro de doadores de medula óssea, inaugurando a nova unidade móvel de coleta – um ônibus com a estrutura necessária para o serviço.

A diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha, ressaltou a importância da campanha. “A ação voluntária de doação de sangue em homenagem ao Dia do Servidor Público é uma maneira admirável de demonstrar apoio à comunidade e salvar vidas, além de mostrar o comprometimento e a dedicação dos servidores públicos em fazer a diferença na vida das pessoas” pontuou.

A primeira coleta externa na nova unidade móvel do Hemocentro em João Pessoa obteve 44 bolsas de sangue e 19 novos cadastros de medula óssea.

A diretora-geral do Hemocentro parabenizou a Sead pela iniciativa da coleta e mais uma vez agradeceu ao governador João Azevêdo, ao secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, à secretária executiva de Saúde, Renata Nóbrega, e à secretária executiva de Gestão de Rede de Unidades de Saúde, Vivian Rezende, por estarem sempre atendendo às reivindicações e promovendo bem-estar e saúde à população da Paraíba.

Quem também elogiou a nova unidade móvel foram os doadores de sangue. A funcionária pública Iara Lucy externou sua satisfação em poder contribuir para salvar vidas. “Sou doadora regular de sangue e já tinha recebido um chamado do Hemocentro informando que estava em tempo de fazer mais uma doação. Meu sangue é do tipo A negativo e sei o quanto é importante doar. Hoje (quinta), aproveitei a presença do Hemocentro no Centro Administrativo para vir e fiquei encantada. O novo ônibus é muito confortável e possibilita o acesso à doação”, declarou.

O servidor público Rivemberg Bezerra da Silva também estava entusiasmado. “O ônibus é muito confortável e equipado e as pessoas são muito acolhedoras. Gostei de voltar a doar sangue e mais ainda por saber que fui um dos primeiros a inaugurar este novo equipamento. Doar sangue é salvar vidas”, declarou.
Larissa Queiroz já é doadora e disse estar satisfeita com a participação na coleta. “Foi uma experiência incrível, a estrutura do ônibus é muito bacana, enfim foi muito especial poder participar deste momento”.
Jerônimo Martins de Lima estava fazendo a sua primeira doação de sangue e também ficou satisfeito com a facilidade da doação de sangue no ônibus. “A partir de hoje vou ser um doador regular”, afirmou.

SERVIÇO
A Unidade Móvel do Hemocentro da Paraíba percorrerá cidades da Paraíba e bairros da capital . Para saber os requisitos necessários para a realização de coleta externa os interessados poderão enviar o e-mail para hemocentrodaparaiba@yahoo.com.br.

Fonte – SECOM-PB