sábado, 12 de outubro de 2024
Saúde 15, agosto, 2024

Hospital de Guarabira implanta visita multiprofissional e aprimora tratamento de pacientes

thumb

OHospital Regional de Guarabira (HRG), unidade da rede estadual e gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), a partir desta semana, deu um passo importante na busca por um atendimento mais integrado e eficaz, com a implementação das visitas multiprofissionais. A iniciativa, que começou pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade, reúne profissionais de diversas áreas para avaliar de forma conjunta as necessidades dos pacientes, proporcionando um cuidado mais abrangente e personalizado.

Segundo Polyana Torres, coordenadora da equipe multiprofissional do HRG, a primeira visita foi realizada na UTI, na manhã da segunda-feira (12), com a participação de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e outros especialistas. Ela explicou que nesse período de implantação as visitas multiprofissionais vão acontecer todos os dias na UTI e, após um mês desse projeto piloto, serão iniciadas as visitas da equipe multiprofissional na clínica médica.

“A visita multidisciplinar é uma atividade clínica crítica que proporciona mais segurança ao paciente e alta qualidade assistencial durante o período de internação hospitalar. Com toda a equipe multiprofissional reunida, fazemos um estudo sobre o quadro de cada paciente com o objetivo de desospitalizá-los de maneira mais rápida e eficiente. A colaboração entre as diferentes especialidades possibilita um cuidado completo, permitindo que nossos pacientes retornem às suas casas com a confiança de um acompanhamento adequado”, afirmou a gestora.

A coordenadora da fonoaudiologia da unidade, Maria Rafaela Freitas, participou da primeira visita multiprofissional e explicou que a presença do fonoaudiólogo na UTI é vital para garantir a segurança na deglutição, a efetividade na comunicação, e, consequentemente, no bem-estar do paciente. Já Évio Lucena, coordenador de Psicologia, relatou que foram compartilhadas observações quanto aos aspectos emocionais de cada paciente, como também os históricos recolhidos no momento da visita através dos familiares.

“Portanto, diversos saberes se entrelaçam para a prática da humanização e também para a qualidade do tratamento clínico desses pacientes, contribuindo, inclusive, para a antecipação da alta deles. Com a implantação da visita multiprofissional, o hospital dá um passo significativo na humanização do cuidado, um diferencial que impacta diretamente na recuperação dos pacientes”, frisou o psicólogo.

De acordo com a diretora de Atenção à Saúde da PB Saúde, Ilara Nóbrega, um dos objetivos da nova gestão na unidade é elevar a qualidade da assistência prestada aos pacientes, intensificando esforços no aprimoramento das práticas e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Com uma equipe dedicada e processos otimizados, podemos oferecer um atendimento eficiente e acolhedor. As visitas multiprofissionais reúnem especialistas de diferentes áreas, e assim conseguimos oferecer um cuidado integrado e centrado no paciente. Essa abordagem colaborativa permite que cada profissional contribua com sua expertise específica, proporcionando um tratamento mais completo e personalizado. Teremos, certamente, uma melhoria significativa nos resultados clínicos e na satisfação dos pacientes, que estão se beneficiando de uma visão holística de suas necessidades de saúde”, pontuou a gestora.

Perfil HRG – O serviço conta com 96 leitos, três salas de cirurgia para demandas de urgência, emergência, cesarianas e procedimentos eletivos. As cirurgias eletivas realizadas na unidade são: vasectomia, cisto pilonidal, hernioplastia (inguinal e abdominal), laqueadura, curetagem, perineoplastia, colecistectomia, histerectomia, ooforectomia, postectomia, lipoma, hemorroidectomia, entre outras.

A unidade hospitalar passou a ser gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) desde o dia 2 de julho de 2024. O local está passando por reforma e ampliação para oferecer a melhor assistência em saúde à população de 25 municípios da região polarizada por Guarabira, no Brejo paraibano.

Fonte – SECOM-PB