Quarta, 06, Julho, 2022
Saúde 19, abril, 2022

Hospital Edson Ramalho realiza mais de 500 cirurgias com o programa Opera Paraíba

thumb

O Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER), em João Pessoa, já realizou mais de 500 cirurgias eletivas entre novembro de 2021 e o mês de março deste ano. Foram 530 procedimentos cirúrgicos desde que a unidade ingressou no programa Opera Paraíba, beneficiando paraibanos que há anos estavam na fila de espera. Entre janeiro e março deste ano, 2.500 pessoas em todo o estado foram contempladas.

Entre as cirurgias realizadas na unidade, estão colecistectomia, correção de diástase, hernioplastia umbilical, hernioplastia inguinal, hernioplastia incisional, hernioplastia epigástrica, hidrocelectomia, ooforectomía  e histerectomía. O Opera Paraíba foi lançado em 2019 com o objetivo de zerar a fila de cirurgias eletivas em todo o estado. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES), até dezembro de 2021 mais de 14 mil paraibanos foram beneficiados pelo programa. 

O diretor-geral do Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER), coronel Paulo Almeida da Silva Martins, destacou que esses números de cidadãos contemplados com as cirurgias eletivas só são possíveis graças ao esforço do Governo do Estado, por meio da SES, resultando em uma melhor qualidade de vida para os paraibanos por meio do programa. “No primeiro mês do Opera Paraíba no Edson Ramalho, foram realizados 73 procedimentos eletivos; em dezembro esse número passou para 74; em janeiro, foram 90; em fevereiro realizamos 144 cirurgias e, em março, foram 149. Em cinco meses de participação no programa, conseguimos dobrar o número de pacientes contemplados em nossa unidade, beneficiando mais e mais pessoas”, contabilizou.

Além do Opera Paraíba, o Hospital Edson Ramalho realiza ainda cirurgias eletivas agendadas na própria unidade e também cirurgias de urgência que tratam pacientes que não podem esperar pelo agendamento e necessitam de uma intervenção imediata.

Fonte: SECOM/PB