quinta-feira, 25 de abril de 2024
Geral 10, maio, 2022

Implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão avança na Saúde de João Pessoa

thumb

O processo de implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) avança a passos largos no município de João Pessoa. Os trabalhos foram iniciados em outubro do ano passado e em pouco mais de seis meses, o serviço está em pleno funcionamento nas quatro unidades de pronto atendimento (UPA) e no Instituto Cândida Vargas.

Apesar de existir desde 2014, no âmbito do Ministério da Saúde, João Pessoa deu o pontapé na implantação do sistema apenas na atual gestão. O PEC é uma ferramenta usada para centralizar as informações do paciente, de forma a serem acessadas muito facilmente pelo médico, seja qual for à especialidade. Assim, desde a primeira consulta, ficam registrados os dados do cidadão em um ambiente online, a exemplo dos seus exames, procedimentos e prescrições.

 “O Prontuário Eletrônico do Cidadão veio para unir e integrar todas as áreas da saúde pública no município de João Pessoa. O usuário encontrará, em breve, todos os dados relativos à sua saúde, por meio do Cartão SUS e documento com foto, dando uma maior precisão ao seu diagnóstico e agilidade do serviço, que é o que salva vidas”, destacou Alline Grisi, diretora de Atenção à Saúde da SMS-JP.

No Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity, Laboratório Central (Lacen) e na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), o PEC está em fase final de implantação. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estão em vias de aquisição mais de mil equipamentos, entre notebooks e tablets, além dos processos licitatórios de compra de impressoras e contratação de redes de internet, com previsão de conclusão ainda neste semestre.

USF – As unidades de saúde da família também já estão recebendo toda estrutura necessária para funcionamento do sistema, sendo instaladas tomadas e pontos de rede, entre outros equipamentos. Todos os profissionais da Atenção Básica já foram treinados e estão aptos para manuseio do sistema.

Fonte: SECOM/JP

Foto: SECOM/JP