Quarta, 06, Julho, 2022
Saúde 17, maio, 2022

Instituto Cândida Vargas segue com programação da Semana de Doação de Leite Humano nesta terça-feira

thumb

A Semana de Doação de Leite Humano iniciou com abordagens as pacientes do Instituto Cândida Vargas (ICV). A ação aconteceu durante manhã e tarde desta segunda-feira (16). Já na terça-feira (17), ocorre a roda de conversa sobre mitos e verdades sobre amamentação e doação de leite humano, a partir das 9h, para mães que estão nos alojamentos do ICV e da Casa Mãe Bebê.

A campanha, que traz o tema ‘Doação de Leite Humano: Gotas de amor para um mundo melhor’, tem o objetivo de sensibilizar as mães sobre a importância de doar leite durante todo o ano, visando o aumento no número de novas doadoras voluntárias e do volume de leite humano coletado e distribuído.

“Hoje, iniciamos nossa programação com a abordagem na maternidade sobre a importância da doação de leite humano. Doar leite materno é um gesto que salva vidas. O leite materno é importante para todos os bebês, principalmente para os que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe. Todos os anos, aproximadamente 150 mil litros de leite materno são coletados, processados e distribuídos aos recém-nascidos de baixo peso que estão internados em unidades neonatais de todo o Brasil”, disse a coordenadora do Banco de Leite do ICV, Malu Tavares. 

Ainda segundo Malu, um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. “Dependendo do peso do prematuro, 1 ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez em que ele for alimentado. Os bebês que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães têm a chance de receber os benefícios do leite materno com a sua doação”, completou.

As atividades, que foram planejadas pela equipe do Banco de Leite Humano Zilda Arns, seguem até a sexta-feira (20) e acontecem na maternidade. Serão palestras, rodas de conversas, entrega de lembranças e distribuição de certificado para as doadoras. A semana finaliza com uma homenagem às mães que doam leite.

Como doar – O Instituto Cândida Vargas dispõe de um posto de coleta para atender as mães internas, fornecendo orientações a respeito do aleitamento e dos cuidados necessários para que a amamentação seja um ato prazeroso, tanto para mãe como para o bebê.

As interessadas em doar leite materno devem ligar no 3214-1390 ou entrar em contato via WhatsApp 98795-8192 e fazer o cadastro e/ou agendamento.

O leite doado, quando chega ao banco, recebe todo o processo de qualidade e avaliação para depois ser distribuído para os bebês prematuros, com critérios de distribuição solicitados pelo médico, nutricionista e pediatra responsáveis pelo plantão. O leite tem que ter a caloria e acidez necessária para o bebê.

Programação da Semana Mundial de Doação de Leite Humano:

Terça-feira (17)

9h – Roda de Conversa: mitos e verdades sobre a amamentação e doação de leite humano (público-alvo: mulheres da Casa Mãe Bebe e alojamentos)

-Entrega de lembranças para cada doadora durante as rotas.

-Abordagem na maternidade sobre a importância da doação de leite humano.

Quarta-feira (18)

14h – Mobilização para captação de doadoras na maternidade

– Distribuição do certificado digital de doadoras de leite humano do BLH;

– Distribuição de cartazes de doação nas UBS.

-Abordagem na maternidade sobre a importância da doação de leite humano.

-Entrega de lembranças para cada doadora durante as rotas.

Quinta-feira (19)

-Intensificação da campanha junto às puérperas da maternidade

– Café da manhã para confraternizar com as doadoras

Sexta-feira (20)

– Palestra: Doação de Leite Humano: O que podemos fazer mais?

-Homenagem às doadoras de leite humano

Fonte: SECOM/JP

Foto: SECOM/JP