domingo, 14 de agosto de 2022
Política 1, maio, 2022

João Azevêdo adota medidas para evitar reajuste de tarifa de ônibus

thumb

O governador João Azevêdo (PSB) anunciou, neste sábado (30), medidas que devem reduzir o preço das passagens dos transportes intermunicipais, além de evitar aumento das tarifas do transporte Metropolitano de João Pessoa. Os decretos com as medidas econômicas estão publicados no Diário Oficial do Estado.

Dentre as novas medidas adotadas pelo Governo da Paraíba está a ampliação do subsídio para o segundo trecho da passagem no transporte metropolitano de João Pessoa. Com essa iniciativa, o subsídio que hoje é de 25% passará a ser de 50%. 

Segundo acordo feito com as empresas de transporte metropolitano de passageiros, a ação evitará um aumento no preço das passagens, garantindo ao usuário um maior tempo de estabilidade no valor pago pelo deslocamento entre as cidades que compõem a Grande João Pessoa.

A segunda medida anunciada por João Azevêdo é a ampliação da redução da base de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre o transporte intermunicipal de passageiros. 

Atualmente, essa redução é de 80% e passará a ser de 100%, após a Secretaria da Fazenda (Sefaz) conseguir o aval do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), representando mais uma decisão de governo que impactará diretamente nos custos operacionais das empresas de transporte, tornando possível, segundo compromisso das empresas, reduzir o valor da passagem em 4%.

“Já havíamos adotado medidas no sentido de evitar o aumento das passagens de ônibus no ano passado e, diante da continuidade dos constantes reajustes anunciados pela Petrobras, elevando o valor do combustível, vimos a necessidade de buscar novas ações para que a população não seja prejudicada ainda mais”, pontuou o governador.

Fonte – Blog Sony Lacerda