O governador João Azevêdo (PSB) assinou, nesta sexta-feira (7), a ordem de serviço para o início da construção do Hospital de Trauma do Sertão, no município de Patos.
A obra será realizada em parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e receberá investimentos de aproximadamente R$ 150 milhões em obras e equipamentos.
O equipamento fortalecerá a política pública de regionalização dos serviços de média e alta complexidade, oferecendo a garantia do atendimento à população com maior agilidade.
João Azevêdo ressaltou a evolução da saúde pública da Paraíba que hoje celebrou um importante momento. “Agradeço ao presidente Lula pela sensibilidade e por incluir essa importante obra dentro do PAC, que irá oferecer ao cidadão um atendimento digno, sem necessidade de deslocamento para outra região. Patos se tornou uma referência na saúde regionalizada”, frisou.
Também evidenciou o êxito dos principais programas de saúde implantados pela gestão. “Já salvamos mais de 11 mil vidas pelo programa Coração Paraibano, reduzindo em 43% o número de mortes por infarto, realizamos mais de 110 mil cirurgias eletivas pelo programa Opera Paraíba, implantamos duas UTIs aéreas, demonstrando que a saúde do nosso estado está um outro patamar”, acrescentou.
A secretária executiva da Saúde, Renata Nóbrega, destacou que o Hospital de Trauma do Sertão irá atender 89 municípios da região.
O deputado federal Hugo Motta (Republicanos) ressaltou os avanços da saúde púbica estadual na gestão do governador João Azevêdo.
“Esse é um dia histórico que ficará marcado na nossa memória. As ações do governo têm salvado vidas diariamente e aqui na nossa região temos agora equipamentos de cardiologia intervencionista, além de investimentos na aquisição de acelerador linear e em petscan, colocando Patos como referência em cardiologia e no enfrentamento ao câncer”, pontuou.
O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, agradeceu ao governador pelos investimentos no município. “O Trauma do Sertão era uma luta antiga e que vai melhorar a vida do nosso povo, salvando vidas”, sustentou.
O Hospital de Trauma do Sertão contará com 245 leitos, sendo 32 de Emergência e Urgência, 16 de Unidade de Tratamento de Queimados, 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta e pediátrica e 167 leitos de enfermarias cirúrgica, clínica, neurológica, pediátrica, ortopédica e detentos.
Com uma área de construção de 21.500 m², a unidade de saúde terá atendimento clínico e cirúrgico, atenção ambulatorial clínica e cirúrgica, centro de imagem, unidade de tratamento de queimados, centro de assistência toxicológica e assistência farmacêutica hospitalar. O local ainda contará com 248 vagas de estacionamento e heliponto.
Fonte – SECOM-PB