sexta-feira, 19 de abril de 2024
Política 28, julho, 2023

João faz balanço de missão na China e destaca oportunidades de novos negócios para o estado

thumb

governador João Azevêdo apresentou, nesta quinta-feira (27), durante coletiva de imprensa realizada na sede da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), em João Pessoa, o balanço da missão realizada na China na última semana. Na ocasião, o gestor destacou a consolidação do projeto Bingo, o maior radiotelescópio da América Latina, que será instalado no município de Aguiar, além de parcerias nas áreas de educação, ciência, tecnologia e indústria.

A agenda do chefe do Executivo estadual no país oriental contou com visitas à Universidade Jiao Tong, parceira na implantação do radiotelescópio Bingo, reuniões com representantes de governos e visita a fábricas de tratores e de ônibus, além de encontros com setores produtivos.

“Nós tivemos uma agenda extremamente positiva. Na oportunidade, dialogamos com a Academia, governos de províncias, indústrias e empresas que querem expandir seus negócios e trazer para o Brasil.  Saímos de lá com fatos concretos, possibilidades de implantação de centros de preparação de mão de obra e atração de negócios com transferência de tecnologia  que gerem emprego e renda”, frisou.

Dentre as agendas cumpridas pelo governador João Azevêdo na China estiveram reuniões no Consulado do Brasil no país; encontros com as empresas CCCC, CRCC, CETC54, Yto Maquinários, King Long, Youtong e IMCYY, dentre outras; visita ao radiotelescópio Fast; e encontros com governos de províncias e da Comissão Municipal de Ciência e Tecnologia.

Além disso, a missão da Paraíba formalizou um Termo de Cooperação com a empresa Dahua Technology, que visa a complementação e o aprimoramento das pesquisas e do ensino nas áreas da Tecnologia da Informação, gerenciamento de Big Data de Tráfego, Salas de Aula Inteligentes e Bodycam.

O vice-governador Lucas Ribeiro, os secretários Nonato Bandeira (Comunicação Institucional), Deusdete Queiroga (Infraestrutura e dos Recursos Hídricos), Cláudio Furtado (Ciência e Tecnologia), Virgiane Melo (executiva da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos), além de Ronaldo Guerra (chefe de Gabinete do Governador) e Rômulo Polari (presidente da Cinep) acompanharam a entrevista coletiva. Os deputados estaduais João Gonçalves e Caio Roberto também estiveram presentes.

Fonte – SECOM-PB