domingo, 14 de agosto de 2022
Saúde 1, agosto, 2022

João Pessoa ganha SPA Cirúrgico para pessoas com obesidade mórbida

thumb

No mês de aniversário da cidade, mais um serviço pioneiro está sendo oferecido aos usuários da Rede Municipal de Saúde. Um SPA Cirúrgico Bariátrico dentro do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) foi inaugurado nesta segunda-feira (1º) pelo prefeito Cícero Lucena, ampliando a assistência de alta complexidade para pacientes com obesidade grave.

“Essa cirurgia tem um pré-operatório que é fundamental, onde se reduz o peso para garantir o nível de segurança da cirurgia. Alguns pacientes não conseguem isso e por isso vamos oferecer esse serviço de forma intensa. Isso é possível pela dedicação de uma equipe que está muito preocupada em cuidar do próximo”, afirmou Cícero Lucena.

O SPA Cirúrgico beneficia pacientes inscritos no Serviço Municipal de Cirurgia Bariátrica do HMSI, que possuem dificuldade extrema na perda de peso, um dos pré-requisitos necessários para realização da cirurgia bariátrica.

“Vamos atender obesos mórbidos, pessoas em condições de risco iminente, inclusive de morte. Esse atendimento acontece em diversas especialidades para preparar esses pacientes que sequer podiam ir para a bariátrica e assim eles poderão atingir o peso necessário para fazer a cirurgia”, explicou o secretário municipal da Saúde, Luis Ferreira.

O SPA possibilita, através da internação hospitalar em leitos exclusivos e adaptados para as condições que os pacientes necessitam, um acompanhamento diário e contínuo, inserindo dietas mais restritivas associadas a atividades físicas, fisioterapias respiratórias e acompanhamento psicológico, fomentando a quebra da estagnação na perda de peso.

Para tanto, além do acompanhamento rotineiro da equipe multiprofissional do HMSI, os pacientes inseridos no serviço terão acompanhamento exclusivo de diversos especialistas, como educador físico, fisioterapeuta, psicólogo e nutricionista. “Espero mais qualidade de vida. Estou abraçando este projeto, já que não consegui perder o peso necessário de outra forma. A experiência tem sido boa, o pessoal tem sido muito receptivo e a expectativa é a melhor possível”, disse Maurício Silva, 42 anos, que já está sendo atendido no SPA.

A diretora-geral do Hospital Santa Isabel, a médica Adriana Lobão, destacou o pioneirismo do novo serviço. “O SPA Cirúrgico é uma unidade pioneira na Paraíba que vai internar o paciente super obeso para ter uma dieta e exercícios físicos controlados dentro do hospital, sendo acompanhado pela equipe multidisciplinar para cumprir a meta de redução de 10% do peso, e, a partir daí, ser agendada a cirurgia desse paciente”, disse.

A equipe multidisciplinar iniciará o tratamento a partir de uma triagem, onde será identificada a necessidade individualizada de cada paciente que for selecionado para receber a assistência do programa, que foi elaborado pelo HMSI.

Parceria – Os pacientes serão assistidos por meio de um acordo de cooperação firmado entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o HMSI e Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), onde serão acompanhados diariamente em seus leitos clínicos adaptados, a fim de deixar o paciente habilitado para o procedimento cirúrgico. A reitora do Centro Universitário, professora Mariana Brito, participou do lançamento e se colocou à disposição para novas parcerias junto ao Município.

As equipes multiprofissionais serão compostas por docentes e discentes, integradas por nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e educadores físicos, que serão responsáveis pelo acompanhamento.

Cirurgias bariátricas- O SPA Cirúrgico integra o Serviço de Cirurgia Bariátrica do Hospital Santa Isabel, que é coordenado pelo médico Geraldo Camilo Neto, cirurgião do Aparelho Digestivo. Implantado em dezembro do ano passado, o serviço tem modificado a vida de muitos pessoenses, devolvendo saúde e qualidade de vida.

Ainda estiveram presentes os vereadores Bosquinho e Marcelo da Torre; o secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Zezinho Botafogo; e a secretária executiva da Saúde em João Pessoa, Janine Lucena.

Fonte: SECOM/JP

Foto: SECOM/JP