Quinta, 21, Outubro, 2021
Saúde 22, setembro, 2021

JP segue vacinação de adolescentes a partir de 16 anos e terceira dose em idosos 75+

thumb

A Prefeitura de João Pessoa segue, nesta quarta-feira (22), sua campanha de vacinação contra a Covid-19 e imuniza, com a primeira dose, adolescentes a partir de 16 anos sem comorbidades. Também aplica a primeira dose em adolescentes a partir dos 12 anos que estejam gestantes ou puérperas, tenham alguma comorbidade ou deficiência permanente. Além disso, aplica a terceira dose nos idosos acima de 75 anos.

As pessoas maiores de 18 anos sem comorbidades também serão vacinadas nesta quarta-feira, bem como quem recebeu a D1 da Coronavac há mais de 28 dias e da Astrazeneca e Pfizer há 90 dias. A vacinação ocorrerá em 17 postos espalhados pela cidade. Nos ginásios, a população poderá ser imunizada das 8h às 12h. Já nos postos do tipo drive-thru, o horário será estendido até 15h.

O agendamento estará disponível a partir das 19h desta terça-feira (21). As pessoas podem agendar no aplicativo Vacina João Pessoa ou no site vacina.joaopessoa.pb.gov.br. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, esse procedimento garante que o atendimento aconteça com mais agilidade e segurança. Já a vacinação para as pessoas menores de 18 anos está condicionada à autorização dos pais ou responsáveis legais.

Quem tiver algum problema para realizar o cadastro ou agendamento, pode tirar dúvidas pelo e-mail vacinajp@gmail.com ou telefone 98600-4815 (8h às 17h).

Deficiência – Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Este grupo inclui pessoas com: limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo; pessoas com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos; indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.

Documentação exigida – A deficiência deverá ser preferencialmente comprovada por meio de qualquer documento, desde que atenda ao conceito de deficiência permanente adotado nesta estratégia, podendo ser: laudo médico que indique a deficiência; cartões de gratuidade no transporte público que indique condição de deficiência; documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; documento oficial de identidade com a indicação da deficiência; ou qualquer outro documento que indique se tratar de pessoa com deficiência.

Caso não haja um documento comprobatório, será possível a vacinação a partir da autodeclaração do indivíduo. Nesta ocasião, o indivíduo deverá ser informado quanto ao crime de falsidade ideológica (art. 299 do Código Penal).

Para os adolescentes com comorbidades será preciso levar cópia do laudo ou declaração médica que comprove sua condição. Confira a lista de comorbidades (midi.as/comorbidades).

As grávidas e puérperas precisam da cópia de laudo ou declaração médica que comprove a sua condição e a prescrição do médico de que pode tomar a vacina. As cópias dos documentos comprobatórios também ficarão retidas.

Para receber a primeira dose da vacina é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em João Pessoa. Já para a D2 e D3, é necessário apenas o cartão de vacinação e um documento com foto.

Solidariedade – Os postos de vacinação também estão abertos para receber as doações de alimentos não perecíveis. Após a arrecadação, eles serão distribuídos com instituições de caridade e famílias necessitadas, atingidas pelos efeitos da pandemia. A arrecadação e a distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.

Confira os postos de vacinação nesta quarta-feira (22):

PRIMEIRA DOSE

– Com agendamento

16 e 17 anos sem comorbidade

12+ com comorbidade

12+ com deficiência permanente

12+ gestantes e puérperas

Ginásios (8h às 12h)

Escola Anayde Beiriz (Bairro das Indústrias)

Escola Fenelon Câmara (Geisel)

Centro Cultural Tenente Lucena (Mangabeira)

Ivan Cantisani (Tambiá)

Escola Seráfico da Nóbrega (Tambaú)

Drive-thru (8h às 15h)

Santuário Mãe Rainha (Aeroclube)

18+ sem comorbidades (com e sem agendamento)

Ginásios (8h às 12h)

Escola Oscar de Castro (Cruz das Armas)

Escola Durmeval Trigueiro (Varjão)

Escola Violeta Formiga (Mandacaru)

Drive-thru (8h às 15h)

Shopping Mangabeira (também pedestres)

SEGUNDA DOSE (com e sem agendamento)

Astrazeneca (para quem tomou a 1ª dose há mais de 90 dias) – 8h às 12h

Fiep (Trincheiras)

Coronavac (para quem tomou a 1ª dose há mais de 28 dias) – 8h às 12h

Lyceu Paraibano (Centro)

Escola Olívio Ribeiro Campos (Bancários)

Pfizer (para quem tomou a 1ª dose há mais de 90 dias) – 8h às 12h

IFPB (Jaguaribe)

TERCEIRA DOSE (para quem tomou a 2ª dose há mais de 180 dias)

Idosos 75+ (sem agendamento)

Ginásios (8h às 12h)

Escola Raimundo Nonato Batista (Gramame)

Escola Cônego Mathias Freire (Torre)

Drive-thru (8h às 15h)

Unipê (Água Fria)

  • Fonte – SECOM-JP
    Foto – Dayse Euzébio (Arquivo)