Com três convocações para a Seleção Brasileira de Handebol Beach, na categoria juvenil, a paraibana Lavínia Soares tem como principal meta se firmar como atleta profissional, já que recebeu a sua quarta convocação, agora para o selecionado adulto.
Foi com o professor Aldivan Rodrigues que Lavinia começou a jogar o handebol. Com 10 anos já mostrava muita habilidade e criatividade nas ações dentro de quadra, apressando a sua ascensão na modalidade, apesar da pouca idade.
E na sua fase de crescimento, Lavinia passou a contar também com a experiência da professora Rossana Marques, que foi responsável pelo aperfeiçoamento das qualidades da atleta que estava começando a conquistar novos espaços na modalidade, a ponto de ser convocada tão jovem para a Seleção Brasileira.
Na sua vitoriosa carreira no handebol de areia, Lavínia já passou pelas equipes do Grêmio Cief, Sport Clube de Recife, Unihand, Feras de Jacaraú, entre outras. Atualmente defende as cores da Apcef-PB que tem Rossana Marques como técnica.
Para continuar forte na busca de novas e importantes no handebol de areia, Lavínia conta com o apoio dos seus pais, Jerônimo da Fonseca Lima e Cristiane de Oliveira Soares, que também a incentivam nos estudos.
Nas convocações para a seleção juvenil, Lavínia ficou com o segundo lugar no Sul Centro, segundo lugar nos Jogos da Juventude/Rosário 2022 e oitavo lugar no Campeonato Mundial realizado na Grécia. Na seleção principal, iniciou os treinos no final de março, onde pretende se firmar.” Agora o desafio é maior, pois estou numa seleção com grande profissionais, onde pretendo me firmar. Por isso mesmo vou manter meu empenho nos treinos e nos jogos para atingir as minhas principais metas”, disse.