Sexta, 03, Dezembro, 2021
Educação 1, fevereiro, 2021

Mais de 3,9 mil profissionais vão participar da Jornada de Formação de Educadores

thumb

A Jornada de Formação de Educadores Municipais (Jofem), promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec), contabilizou ao todo 3.996 inscrições até o momento. Os números refletem o grande interesse dos profissionais da educação da rede municipal de ensino por um processo de formação qualificado, o que tem despertado também o interesse de outros municípios. O evento online acontece nesta terça-feira (2) e quarta-feira (3).

Segundo a professora Dra. Clévia Carvalho, diretora de Ensino, Gestão e Escola de Formação da Sedec, a quantidade de inscrições mostra a qualidade da metodologia de trabalho e da formação que são apresentados nesta gestão, que visa incentivar os educadores a refletirem sobre conceitos e práticas pedagógicas em busca da inovação e profissionalização docente, fazendo uso das novas tecnologias.

A professora Clévia Carvalho completa ainda que “essa resposta positiva dos profissionais da educação demonstra a carência que havia com relação à política de desenvolvimento profissional continuado, centrada na formação permanente e no estímulo à titulação docente. Há anos não se iniciava os anos letivos com uma formação continuada na rede pública”.

Programação – No primeiro dia do evento (2), que será aberto às 8h45, haverá uma conferência com o tema ‘O trabalho docente: a necessidade de cuidar do (a) educador (a)’. A conferencista será a terapeuta integrativa Andrea Câmara Carrer, mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). À tarde, a partir das 14h, haverá a palestra com o tema ‘A reinvenção da prática docente em tempos de pandemia: saberes, não saberes e a profissionalização do ensino’. O palestrante será o professor Dr. José Ramos Barbosa da Silva, professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFCE).

Já na quarta-feira (3), o evento terá início às 8h45, com a palestra ‘As tecnologias digitais no presente e no futuro da escola’. O palestrante será João Ricardo Freire de Melo, doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e docente do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Às 10h30, a palestra será sobre o tema ‘Saúde e Educação no contexto da pandemia: aproximações necessárias’. O palestrante será Dr. Fernando Chagas, médico infectologista e diretor-geral do Complexo Hospitalar Dr. Clementino Fraga.

Jofem – A Jornada de Formação de Educadores Municipais foi criada pela gestão de Cícero Lucena e fez uma verdadeira revolução na educação de João Pessoa com importantes conquistas para alunos e professores. Na sua primeira passagem pela Prefeitura, Cícero implantou a gestão compartilhada e descentralizada da merenda escolar que, inclusive, foi premiada internacionalmente, e sempre valorizou o diálogo, a compreensão e a sensibilidade.

Fonte: SECOM/JP

Foto: SECOM/JP