Quarta, 06, Julho, 2022
Saúde 6, maio, 2022

Meta do Opera Paraíba é realizar 500 cirurgias de alta complexidade por mês no Trauma de JP

thumb

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, vai ampliar o número de cirurgias eletivas de alta complexidade oferecidas à população, por meio do Opera Paraíba. A expectativa é saltar de uma média de 60 a 100 cirurgias ortopédicas por mês para aproximadamente 500 intervenções da especialidade mensais. Entre os procedimentos, estão cirurgias de coluna vertebral, ombro, joelho, quadril e mão.

“Essa era uma carência da população paraibana. Nesta nova fase do programa, as cirurgias de alta complexidade estão sendo realizadas no Hospital de Trauma, em João Pessoa e no Hospital de Clínicas, em Campina Grande. A meta do Opera Paraíba para esta especialidade também é zerar a fila de espera em todo o Estado,” pontuou o secretário executivo de Saúde, Jhony Bezerra.

Para a realização dos procedimentos serão utilizados equipamentos de vídeo, de alta tecnologia, que permitem cirurgias minimante invasivas. “O grande beneficiado será o cidadão, que poderá recuperar suas funções neurológicas mais rápido, podendo voltar ao mercado de trabalho de maneira adequada e com qualidade de vida. O nosso objetivo é que esses pacientes voltem para casa em 48h,” ressaltou o diretor-geral do hospital, Laecio Bragante.

De acordo com o coordenador da equipe de neurologia, Gustavo Patriota, o Opera Paraíba no Hospital de Trauma, vai possibilitar o tratamento de problemas como hérnia de disco e túnel do carpo. “Essas doenças degenerativas causam déficit neurológicos que impedem as pessoas de trabalharem. Queremos recuperar e reestabelecer o paciente para devolver suas funções sociais e profissionais”, salientou.

Para participar do programa, o usuário precisa já ter indicação cirúrgica e procurar a secretaria de saúde do seu município, que fará o cadastro na plataforma da Central Estadual de Regulação. Com a inscrição feita, o cidadão será contatado pela equipe para comunicar a data da consulta pré-operatória e posteriormente marcar o dia da cirurgia. Em 2022, o Opera Paraíba já registrou a realização de cerca de 5 mil cirurgias.

Fonte: SECOM/PB