segunda-feira, 29 de abril de 2024
Eleições 2022 18, outubro, 2022

Na Paraíba, Ministérios Públicos divulgam nota sobre assédio eleitoral

thumb

O Ministério Público do Trabalho, o Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria Regional Eleitoral na Paraíba, divulgaram uma ‘Nota Pública conjunta sobre Assédio Eleitoral’.

CONFIRA AQUI A ÍNTEGRA DA NOTA

No documento, os órgãos alertam que “ameaças a trabalhadores e servidores públicos, para tentar coagir a escolha em favor de um ou mais candidatos ou candidatas podem ser configuradas como prática de assédio eleitoral e abuso do poder econômico do empregador e/ou órgão público, passíveis de medidas extrajudiciais e/ou judiciais na esfera trabalhista e criminal”.

Em outro trecho, lembram que “o exercício do poder do empregador é limitado, entre outros elementos, pelos direitos fundamentais da pessoa humana, o que torna ilícita qualquer prática que tenda a excluir ou restringir a liberdade de voto dos trabalhadores”.

Ao final da nota, os Ministérios Públicos, meio da Procuradoria Regional Eleitoral na Paraíba, “reafirmam o seu compromisso de garantir que os direitos fundamentais do trabalhador sejam respeitados, em conformidade com a legislação em vigor e informam que todas as denúncias de assédio eleitoral serão apuradas com rigor e encaminhadas às autoridades competentes para a apuração dos crimes correlatos”.

Aqueles que forem vítimas ou que presenciarem fatos como os citados podem denunciar pelo site do MPT-PB (www.prt13.mpt.mp.br), do MPPB (www.mppb.mp.br) e do MPF, por meio do MPF Serviços (www.mpf.mp.br/mpfservicos)”.

Fonte – Blog Sony Lacerds