c João Pessoa
24/10/2020 - 17:57

FestAruanda prorroga inscrições até o dia 31 de agosto

image
A coordenação do FestAruanda anunciou nas redes sociais que as inscrições para o Festival foram adiadas. “Em virtude do grande número de pedidos de realizadores e produtores, e também por levar em conta as condições adversas em razão da pandemia, a organização do Festival Aruanda decidiu prorrogar o período das inscrições até às 23h59 do dia 31 de agosto”, diz o anúncio em post no instagram. As inscrições poderão ser feitas em plataforma especial no site oficial do festival - https://festaruanda.com.br

O 15º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro esse ano se realizará de 3 a 10 de dezembro na rede Cinépolis (Manaíra Shopping), mais uma vez com patrocínio ‘master’ da Energisa/Usina Cultural, Cagepa-PB e Armazém Paraíba, com chancela da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba e apoio do Governo do Estado (Secult) e Prefeitura de João Pessoa (Funjope).  

Segundo o diretor executivo do Festival, Lúcio Vilar, será um ano muito especial por conta da “tríplice celebração” (15 anos de fundação do festival, 60 anos do filme ‘Aruanda’, que dá nome ao evento paraibano e os 90 anos de nascimento de Linduarte Noronha). Além disso, a ideia é que esse ano o Festival consiga ser realizado presencialmente, porque ao que ‘parece’, até lá, o Brasil já terá conseguido amenizar os efeitos devastadores do vírus que desestabilizaram as agendas de Festivais brasileiros e do exterior em 2020. Já se preparando para que o evento aconteça com todas as normas e novos protocolos sanitários estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

As inscrições para 15ª edição estão abertas para longa e curta metragem de todo Brasil, além de mais duas categorias: Curta Universitário de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e Filme Publicitário apenas para a Paraíba, sendo que a de Filme Publicitário contempla também trabalhos oriundos de disciplinas, por exemplo. Videoclipe é outra categoria nova, aberta a todos os profissionais do meio, independentemente de vinculação com instituição de ensino superior.
O comitê de seleção de curtas segue sob coordenação de Amilton Pinheiro, que divide com Lúcio Vilar a curadoria e direção artística do festival. Além dele, no comitê, estão os jornalistas e críticos Suyene Santos, de Aracaju-SE e Marcus Mello, de Porto Alegre, que participa pela primeira vez dessa curadoria de curtas do Fest-Aruanda.

Parceria internacional

O coordenador do festival informo também que estão avançadas as tratativas para formalização, pela primeira vez, de uma parceria internacional. Protocolos de intenções foram oficializados entre o festival e a Universidade Lusófona, de Portugal, para materializar o intercâmbio.

“Na verdade, já avançamos a fase dos protocolos, já estamos em contato direto com a instituição portuguesa; tivemos na semana passa uma primeira conferência remota com os docentes Orlando Franco e Felipe Vale, representantes da instituição e vinculados aos cursos da área do audiovisual. Ou seja, muito em breve novidades deverão ser anunciadas, aguardem”, disse Vilar.

Fonte: Página do Festival na internet. https://festaruanda.com.br/
Foto: Divulgação