c João Pessoa
27/10/2020 - 09:32

Morre em casa, no Rio, o cantor e compositor Moraes Moreira

image
O cantor e compositor Moraes Moreia, conhecido por ter formado o grupo `Novos Baianos`, morreu nesta segunda-feira (13), aos 72 anos, em sua casa no Rio de Janeiro.

Ainda não se sabe a causa da morte, apenas que ele foi encontrado morto na manhã de hoje em sua casa. Moraes Moreira morava sozinho e a informação foi confirmada pelo compositor Paulinho Boca de Cantor, amigo dele e integrante do grupo Novos Baianos. Também não há informação sobre quando e onde será o sepultamento.

Antonio Carlos Moreira Pires nasceu em Ituaçu, no interior da Bahia,, em 8 de julho de 1947. Moraes Moreira começou tocando sanfona de doze baixos em festas de São João e outros eventos na cidade. Na adolescência aprendeu a tocar violão, enquanto fazia curso de ciências em Caculé, na região sudoeste da Bahia, em 1967.

Aos 19, ele foi para Salvador, onde começou a estudar no Seminário de Música da Universidade Federal da Bahia. Lá, ele conheceu seus futuros companheiros dos Novos Baianos, Luiz Galvão e Paulinho Boca de Cantor, além de Tom Zé. Ele ficou no grupo de 1969 até 1975.
Em 1975, saiu em carreira solo. No total, ele já lançou mais de 60 discos entre a carreira solo, Novos Baianos, Trio Elétrico Dodô e Osmar, além da parceria com o guitarrista Pepeu Gomes.