c João Pessoa
24/10/2020 - 17:33

Morre, em Recife, Ricardo Brennand, vítima da Covid-19

image
A cultura brasileira e mundial perdeu hoje um dos seus maiores incentivadores. O empresário e colecionador de arte, Ricardo Brennand, de 92 anos, morreu na madrugada deste sábado (25), no Hospital Português, em Recife, onde estava internado desde o último domingo (19). Ele testou positivo para a gripe Covid-19, provocada pelo novo coronavirus. A esposa do empresário, Graça Maria Brennand, de 90 anos, também testou positivo, mas se recupera da doença em casa. A família informou através da imprensa que o corpo será cremado.

Ele ficou conhecido por ter criado o Instituto Ricardo Brennand, também conhecido como Castelo de Brennand, que é uma instituição cultural brasileira sem fins lucrativos localizada na cidade do Recife. O Castelo de Brennand foi eleito o melhor museu da América do Sul pelo site de viagens TripAdvisor.

Ricardo Coimbra de Almeida Brennand nasceu em Cabo de Santo Agostinho em 27 de maio de 1927. Filho de Dulce Padilha Coimbra e de Antônio Luiz de Almeida Brennand, aos 12 anos de idade ganhou um canivete do tio homônimo e, desde então, passou a colecionar armas e obras de arte. Formou-se em Engenharia pela Universidade Federal de Pernambuco em 1949.

Durante muitos anos, Ricardo Brennand dedicou-se aos negócios da sua família — fabricação de vidro, aço, cerâmica, cimento, porcelana e açúcar. Em 1999, o empresário vendeu as fábricas de cimento, utilizando parte dos recursos para fundar o Instituto Ricardo Brennand, inaugurado no segundo semestre de 2002.

O acervo do Instituto inclui objetos históricos e artísticos de diversas procedências, abrangendo o período que vai da Baixa Idade Média ao século XXI, destacando-se a documentação histórica e iconográfica relacionada ao período colonial e ao Brasil Holan Nassau — que administrou a colônia de Nova Holanda em Pernambuco. Era primo do ceramista Francisco Brennand, que faleceu em 2019.

Redação, com informações da wikipedia.
Foto: reprodução Instituto Ricardo Brennand