c João Pessoa
27/10/2020 - 09:17

Orquestra Municipal lança projeto ‘Um minuto, maestro’ e divulga músicas e compositores nas redes sociais

image
Durante a temporada de concertos, a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) faz suas apresentações no Centro Cultural Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB). Mas sem poder se apresenta devido à pandemia, foi preciso buscar uma outra forma de levar a música clássica ao público.

Assim surgiu o projeto ‘Um minuto, maestro’, idealizado pelo maestro Laércio Diniz, regente titular da OSMJP, que divulga a música erudita, mostra ao público quem são os integrantes da Orquestra, além de mostrar a obra de vários compositores em vídeos curtos feitos especialmente para as redes sociais.

As apresentações são individuais. Cada músico faz um vídeo de um minuto, no qual se apresenta, apresenta o compositor, fala um pouco da obra que será executada. Os vídeos são postados nas redes sociais da Orquestra (@orquestra.smjp) a cada três dias.

Segundo o maestro Laércio Diniz, a ideia surgiu para que as pessoas possam conhecer os músicos da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa e também alguns compositores ou reconhecer melodias mais famosas que serão executadas.

“São obras de compositores que escreveram para esse projeto a pedido meu e a pedido dos músicos, além de trechos de obras conhecidas do repertório erudito, que os próprios músicos selecionaram ”, explicou o maestro Laércio Diniz.

A Orquestra – Fundada em agosto de 2013 pelo prefeito Luciano Cartaxo, sendo oficialmente lançada no 1º Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa como orquestra residente do festival, sob a direção artística e regência do maestro Laércio Diniz. A OSMJP surgiu a partir da antiga Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa, que foi fundada no ano de 2001 pelos professores Gustavo de Paco de Gea e Leopoldo Nogueira.

A OSMJP, vinculada à Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), é composta por 55 instrumentistas e realiza concertos oficiais fixos mensaisno Centro Cultural Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB). Por conta da pandemia do Novo Coronavírus, as apresentações estão suspensas.

Fonte: SECOM/JP
Foto: SECOM/JP