quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Saúde 22, janeiro, 2024

Opera Paraíba atende 12 pacientes que esperavam por bariátrica no Hospital de Clínicas

thumb

OOpera Paraíba realizou sábado (20), no Hospital de Clínicas, em Campina Grande, uma série de cirurgias bariátricas, a fim de controlar a obesidade e outros problemas de saúde de pacientes previamente cadastrados no programa. Até o fim do dia, foram realizados 12 procedimentos. A ação faz parte da iniciativa do Governo da Paraíba, que prevê a facilitação do acesso dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) às cirurgias eletivas.

Estão sendo contemplados neste fim de semana os pacientes que já passaram por acompanhamento multiprofissional e atendem os critérios para cirurgia. O motorista por aplicativo Felipe Rodrigues, de 36 anos, foi um dos contemplados e lembra que, antes de ganhar quilos em excesso, podia jogar futebol e caminhar. “Antigamente eu conseguia jogar bola, caminhar e nada disso eu consigo fazer mais, sem falar que fiquei hipertenso e estou pré-diabético. Por isso, procurei esse programa que é a salvação pra muita gente, pois se fosse pra pagar, eu não teria como fazer a cirurgia,” ressaltou.

O médico coordenador do serviço, Eduardo Pachu, explica que a obesidade é uma doença que atinge mais de 50% da população brasileira, e o paciente bariátrico ganha muito em qualidade de vida após a intervenção. “A bariátrica muda muito a vida das pessoas. Hoje, o Governo do Estado, promovendo esse programa, melhora a qualidade de vida de quem é obeso e não conseguia se tratar por falta de acesso. Muita gente, mais de 50% da população, tem obesidade, que é uma doença que traz consigo diabetes, hipertensão, infarto, AVC. Então esses pacientes que não tinham condições de fazer o tratamento por não ter condições, passam a ter uma saúde de qualidade. Hoje conseguimos ter acesso aos pacientes mais carentes que necessitam, que clamam pela melhora da obesidade. E fazemos isso com muita qualidade pelo SUS,” enfatizou.

O diretor-geral do Hospital de Clínicas, Thyago Morais, destaca que a unidade já realizou cerca de 180 bariátricas desde o início dos procedimentos, em agosto de 2022. “Conseguimos ampliar a quantidade de procedimentos realizados desde o ano passado, passando a ofertar uma média de 16 cirurgias mensais. Com isso o programa tem beneficiado pacientes que estavam há anos tentando realizar a bariátrica,” detalhou.

O Hospital de Clínicas oferece cirurgias por meio do Programa Opera Paraíba nas especialidades de cirurgia geral, ginecológica, mastologia, urologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, cabeça e pescoço, vascular, proctologia e ortopedia.

Fonte – SECOM-PB