sábado, 7 de setembro de 2024
Saúde 1, junho, 2024

Opera Paraíba realiza mais de 700 cirurgias oftalmológicas em Patos

thumb

OOpera Paraíba está realizando mais de 700 cirurgias oftalmológicas no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos. A iniciativa do programa do Governo da Paraíba, que visa reduzir as filas de espera por cirurgias eletivas e interiorizar procedimentos cirúrgicos, começou nessa quinta-feira (30) e se estenderá até domingo (2). Estão previstas 510 cirurgias de catarata e 270 de pterígio.

As cirurgias de catarata e pterígio são procedimentos oftalmológicos comuns e de grande impacto na qualidade de vida dos pacientes. A cirurgia de catarata envolve a remoção do cristalino opaco do olho, que é substituído por uma lente artificial, restaurando a visão. Já a cirurgia de pterígio remove um crescimento benigno da conjuntiva, que pode causar desconforto e afetar a visão se não tratado.

O diretor técnico do hospital, Pedro Augusto, comentou sobre a operação: “Começamos ontem, na quinta-feira, e vamos estender até o domingo. Será um grande número de pessoas beneficiadas com esse programa da Secretaria de Saúde. A interiorização do Opera Paraíba visa diminuir a migração dos pacientes para João Pessoa e Campina Grande, e ser resolutivo nas cidades bases como Patos. Isso facilita muito o acesso dos pacientes aos serviços, evitando o deslocamento para a capital, o que é especialmente relevante para os usuários dessas regiões”.

Adão Germano dos Santos Neto, 31 anos, morador de Patos, trabalha com psicologia e na área educacional, explicou que sua rotina estava bastante prejudicada devido ao desconforto nos olhos, que sempre estavam irritados e causando dores. “Sempre me incomodava bastante, o olho sempre muito irritado, dores e bastante desconforto. Isso já estava implicando na minha rotina de trabalho”, afirmou Adão.

Ele acrescentou que precisou reduzir sua carga de trabalho e agora espera uma melhora significativa após a cirurgia. “Essa cirurgia abre o campo de acessibilidade para muitas pessoas que há tempos esperavam por ela, assim como eu. Consegui fazer aqui na minha terra, em Patos. Desde a porta de entrada até o atendimento médico, o serviço foi muito humanizado, com muito cuidado e atenção. Isso nos deixa seguros e faz todo o diferencial na hora da cirurgia. Agora, vou voltar a fazer todas as minhas atividades de trabalho que preciso. Já é uma rotina bem corrida, mas quero ter mais qualidade de vida no meu trabalho e, com certeza, aproveitar mais tempo com a família.”

Daniel Freitas Cruz, de 30 anos, vendedor em Patos e um dos beneficiados pelo programa, ressaltou a importância do Opera Paraíba. Segundo ele, fazer a cirurgia de pterígio é uma opção melhor do que comprar óculos, já que a cirurgia pode reduzir o grau necessário para a correção da visão. “O Opera Paraíba vem trazendo cirurgias para perto da população. Muita gente não tem condições de fazer uma cirurgia particular e acaba desistindo. Eu, por exemplo, precisei procurar e fui contemplado, o que é muito importante para quem não pode pagar. Agora, se eu precisar fazer a outra cirurgia no outro olho, posso fazer aqui mesmo na cidade.”

O programa tem beneficiado idosos como o sr. Rubens Dantas, de 86 anos, morador de Teixeira, e dona Luzia Nunes Magalhães, de 83 anos, moradora de Patos que sofrem com o problema de catarata. Ambos compartilham a alegria de voltar a enxergar melhor e garantir mais qualidade de vida aproveitando mais as pequenas alegrias como a leitura e os cuidados com a casa. “Eu pretendo voltar a ler, principalmente a bíblia, que tem a letra pequena”, revelou Rubens Dantas. “Com a minha vista recuperada, eu pretendo cuidar melhor da minha casa, varrer, organizar tudo como eu gosto”, contou dona Luiza.

Com essa ação, o Opera Paraíba reafirma seu compromisso em levar saúde de qualidade e acessível a todas as regiões do estado, beneficiando diretamente a população e melhorando a infraestrutura de saúde no interior.

Desde sua criação em 2019, o Opera Paraíba já atendeu mais de 100 mil paraibanos com cirurgias de média e alta complexidade em todas as regiões do Estado. Os pacientes interessados podem se cadastrar pelas secretarias municipais ou pelo site do programa (operaparaiba.pb.gov.br), preenchendo os dados pessoais, comprovante de residência e anexando exames e laudos médicos.

Fonte – SECOM-PB