O tetracampeão mundial Márcio Santos comemora 55 anos neste domingo (15). O zagueiro, nascido em 1969, foi titular em todas as partidas da Copa do Mundo de 94. O título nos Estados Unidos coroou a trajetória na Seleção Brasileira de um dos grandes defensores da história do futebol nacional. Ao todo, vestiu a Amarelinha em 43 jogos, com 26 vitórias, dez empates, sete derrotas e cinco gols. Conquistou também a Copa Umbro em 1995 e a Copa América em 1997.
Natural de São Paulo, Márcio Roberto dos Santos foi revelado pelo Novorizontino-SP em 1987. O zagueiro foi contratado em 1990 pelo Internacional, clube em que teve sua primeira conquista profissional: o Campeonato Gaúcho de 1991. Consolidado como um dos melhores de sua posição no Brasil, ele acertou em 1992 com o francês Bordeaux, que estava na metade da temporada europeia, e, por isso, antes foi emprestado ao Botafogo, participando do vice-campeonato brasileiro de 1992.
Foi pelo clube da França, no qual atuou até 1994 ao lado do craque Zinédine Zidane, que Márcio Santos foi convocado por Carlos Alberto Parreira para a Copa de 1994. Após o título mundial e sua indicação para a seleção da Copa, esteve por uma temporada na Fiorentina, da Itália, de onde rumou para o Ajax, da Holanda. Pela equipe da capital holandesa, conquistou a Eredivisie (Campeonato Holandês) em 1996. O período do Ajax foi o último do paulistano no futebol europeu.
Em 1997, o Atlético-MG foi o destino seguinte do jogador, que pouco jogou no Galo e se transferiu para o São Paulo ainda naquele ano. Representou o Tricolor paulista até 1999 e se sagrou campeão paulista em 1998. Na reta final de sua carreira, atuou ainda em Santos, Gama-DF, Shandong Luneng, da China, Paulista-SP, Bolívar, do Bolívia, Joinville-SC, antes de se aposentar na Portuguesa Santista-SP em 2006.
Fonte – CBF
Foto – Arquivo/CBF