terça-feira, 28 de janeiro de 2025
Futsal 4, novembro, 2023

Paraíba conquista medalha de ouro no futsal feminino dos Jogos Escolares Brasileiros

thumb

Fábio Bernardo

Com uma goleada de 9 a 1 sobre Alagoas, a Paraíba voltou a subir no lugar mais alto do pódio no futsal feminino. Representado pelas meninas da Associação Desportiva Mangabeira (ADM), o Colégio QI João Pessoa conquistou a medalha de ouro nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2023, categoria sub-14, que estão sendo disputados em Brasília.

Sob o comando do professor Maximiano Farias (Manuca), as paraibanas fizeram a seguinte campanha até chegar ao ouro nos JEBs de Brasília: vitórias sobre Sergipe (7×0), Ceará (4×1) Roraima (4×1) e Alagoas (9×1), derrota para Tocantins (1×3) e empate com Paraná (2×2).

Além da medalha de ouro, a equipe paraibana teve a artilheira da competição: Maria Eduarda Santos, mais conhecida como Duda Bahia, com nove gols assinalados.

“Só tenho a agradecer a Deus, aos pais e as atletas. Nosso projeto na Associação Desportiva Mangabeira foi criado há 20 anos e os frutos estão sendo colhidos agora com essa parceria com o Colégio QI. Também preciso destacar o decisivo apoio do Veni Instituto, através da Dra. Acilina Freire, e da SEJER, através do secretário Kaio Márcio, com o projeto ‘Campeões do Amanhã’. Agora é comemorar muito essa nova conquista do nosso futsal feminino”, destacou o professor Manuca.

JEBs de Brasília

A edição de 2023 dos JEBs é a maior da história, de acordo com o Ministério do Esporte. Ao todo, o evento conta com 18 modalidades esportivas (atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, wrestling [arte marcial] e xadrez) e mais duas modalidades em demonstração: curling (esporte que lança pedras de granito o mais próximo possível de um alvo) e esgrima.

Os JEBs de Brasília reúnem mais de 6.700 inscritos, entre estudantes-atletas, integrantes de comissões técnicas e dirigentes, e se estenderão até o dia 8.