domingo, 26 de maio de 2024
Saúde 19, novembro, 2023

Paraíba registra segunda doação de órgãos em menos de 24 horas

thumb

Asegunda doação de multiórgãos registrada pela Central de Transplantes da Paraíba em um intervalo de menos de 24 horas aconteceu na manhã dessa sexta-feira (17). A ação foi registrada no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. O doador foi um homem de 27 anos que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital vítima de um ferimento por arma de fogo.

Foram doados o fígado, que teve como receptor um paraibano, além dos rins, encaminhados para o Rio Grande do Norte e Pernambuco, e córneas, levadas para avaliação no Banco de Olhos da Paraíba.

A outra doação foi registrada na tarde da quinta-feira (16) no Hospital de Trauma de Campina Grande.   

A diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, informa que com essa última doação a Paraíba ultrapassa a quantidade de doações efetivas registrada em 2022.

“Chegamos ao número de 35 doações efetivas em 2023, número que já é maior que o total registrado no ano passado. Nossa alegria é saber que esse dado representa mais saúde e qualidade de vida para as pessoas que deixaram a lista de espera por um transplante através do ‘sim’ de cada família doadora,” comemora.

Em 2023, na Paraíba, já foram registrados 220 transplantes de órgãos e tecidos, sendo 161 de córneas, sete de coração, 24 de rim, 24 de fígado e quatro de medula óssea. Ainda aguardam na lista de espera 505 paraibanos.

Fonte – SECOM-PB