sexta-feira, 19 de abril de 2024
Política 29, agosto, 2023

Piso da enfermagem: João Azevêdo critica “festa com o chapéu alheio”

thumb

O governador João Azevêdo (PSB) criticou o que chamou de “festa com o chapéu alheio” no que se refere à aprovação do piso nacional da enfermagem pelo Congresso, mas sem apontar a fonte de recursos.

Deixou claro que o piso é justo e merecido e que o governo terá que complementar para garantir o pagamento à categoria que envolve enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras.

“Os recursos que foram repassados não pagam. O estado vai ter que complementar e com uma diferença muito grande”, destacou o governador na chegada ao ato de anúncio da instalação de uma fábrica de medicamentos chinesa na Paraíba.

Ele complementou: “Infelizmente, foi festa com o chapéu alheio. O Congresso aprovou uma lei, que beneficia uma categoria, que eu não tenho dúvida que precisa ser beneficiada, entretanto não indicou a fonte [de recursos] total e sim, parcial”.

O piso já vem sendo pago pela Paraíba aos profissionais do quadro efetivo e da PBSaúde e que, com a chegada dos recursos, estuda como incluir os prestadores de serviço.

O piso nacional da enfermagem foi o maior “cabo eleitoral” de deputados e senadores em 2022 mas, passado um ano, a categoria ainda espera por uma solução definitiva.

Fonte – Blog Sony Lacerda